Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Colégio de Nossa Senhora da Esperança (Porto)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde o 1.º período

2. Área aproximada da horta (m²):

20

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

1

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Clube Eco-Escolas

3.3. N.º de alunos envolvidos:

10

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

De forma ocasional, a associação de pais colabora com a doação de plantações e disponibilização de uma visita de um jardineiro

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os alunos criam rotinas diárias de rega e de manutenção do terreno da horta.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Os alunos foram escalados para regarem a horta, e as plantações.
Na hora semanal do clube Eco-Escolas, os alunos arrancam as ervas daninhas e embelezam o local.

7. Como é feita a preparação do solo?

Foi oferecida a colaboração de um pai jardineiro, que nos ajudou dando formação e ajudando a preparar também o terreno.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Tomateiros (cherry e chucha)
Pimentos verdes
Feijoeiros
Curgetes
Melancia e meloa
Cenouras
Alface roxa e verde
Coentros

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Ainda não produziu

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os primeiros produtos irão para os alunos do clube. Posteriormente, foi proposto realizar uma feirinha de produtos biológicos, para se comprar utensílios e novas plantações.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Para já com garrafões de 5l.
Posteriormente será montada uma mangueira ou sistema de rega gota a gota.
Também instalamos um sistema com alguns garrafões cortados e montados em funil, que servem de aproveitamento da água da chuva.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Para já, não foi afetada por nenhuma.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Nas aulas do clube, os alunos estiveram envolvidos na manutenção da mesma, mostrando muito entusiasmo durante as mesmas.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Nas aulas de CiênciaMat do 1.º ciclo, os alunos também aprenderam o nome das plantações e as dicas para cultivar, de forma biológica.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Durante o Programa de Verão, os alunos realizaram um jogo na horta, no qual tinham de descobrir e memorizar o nome das plantações e, posteriormente regar com a ajuda de pistolas de água, ganhando a equipa que mais plantações adivinhasse e regasse. Os alunos mostraram muito interesse em conhecer as culturas, ajudando igualmente na rega das plantas.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta:

https://www.facebook.com/share/p/1PJzrZ1QP3/