Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Santa Casa da Misericórdia de Ílhavo (Centro Infantil) (Ílhavo)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

12 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

50 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

3.3. N.º de alunos envolvidos:

44

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

3

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias forneceram as espécies que plantámos/semeamos.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Partilhámos todos os momentos que considerámos pertinentes, como por exemplo a plantação da horta, através da nossa plataforma (Educabiz). Relativamente aos alunos, para além do conhecimento das plantas, realizaram registos gráficos do momento e foi também criado um mapa com as tarefas para cuidar da horta, essencialmente relativo à rega.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Como já referimos foi executado um mapa relativo à rega. Todas as quintas-feiras as crianças reúnem-se para verificarem o desenvolvimento da horta, levando a cabo as atividades necessárias para a sua conservação e manutenção, respeitando o mapa de tarefas.

7. Como é feita a preparação do solo?

(limpeza, mobilização, fertilização)
Inicialmente comprámos uma tela para forrar as paletes para que ao regar não desperdiçássemos terra, posteriormente colocámos a terra dentro dos retângulos das paletes e procedemos ao cultivo.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

As plantações são todas ecológicas, sem qualquer aplicação de produtos químicos de síntese. As culturas/consociações instaladas são: morangos; pimento; alface; salsa; hortelã; manjericão, pepino, tomilho, tomate e cebolinho.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

3,5 kg

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os produtos são para consumo do próprio infantário.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Colocamos a água da chuva que se encontra em garrafões para o regador.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Até à data não tivemos qualquer incidente a este nível.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

“Da horta para o prato”
Número de vezes realizada: 2 vezes ao longo do ano letivo
Pessoas envolvidas: 44 alunos, 3 educadoras de infância e 2 auxiliares de ação educativa
Tipo de participação dos alunos:
1. Participaram ativamente na colheita da alface na horta escolar.

2. Ajudaram a lavar, cortar e preparar a salada, sempre com apoio de adultos.

3. Aprenderam boas práticas de higiene alimentar e de poupança de água.

Impacto na comunidade escolar:

1. Estimulou hábitos alimentares saudáveis e respeito pelo meio ambiente.

2. Reforçou a valorização do alimento produzido localmente.

3. Promoveu o envolvimento das famílias, com partilhas de receitas e histórias de hortas em casa.

Foi documentada com fotografias, gerando grande entusiasmo na comunidade educativa.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Colheita de morangos – “Da terra ao lanche”
Número de vezes realizada: 1 vez durante a época de produção
Pessoas envolvidas: 44 alunos, 3 educadoras de infância e 2 auxiliares de ação educativa
Tipo de participação dos alunos:

1. Participaram na observação do crescimento dos morangueiros ao longo dos meses;

2. Colheram os morangos de forma cuidadosa e aprenderam a identificar os maduros.

3. Consumiram os morangos em grupo, promovendo o sentido de partilha e gratidão.

Impacto na comunidade escolar:

1. Aumentou o interesse das crianças pela agricultura biológica e sazonalidade.

2. Várias crianças relataram começar hortas em casa com os pais.

3. Inspirou curiosidades sobre frutas da época.

Outros aspetos relevantes:

Incentivou o consumo de fruta.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Aspetos de Realce da Vossa Horta Escolar
1. Espaço de Aprendizagem Viva
A horta funciona como uma sala ao ar livre, onde os alunos aprendem conteúdos de Conhecimento do Mundo, a Matemática (medidas, contagens), a área de Expressão e Comunicação.
Estimula a curiosidade científica, a observação direta da natureza e o espírito investigativo.
2. Promoção da Sustentabilidade
As crianças aprendem na prática o que é o cultivo biológico.
Reduz a pegada ecológica ao produzir alimentos locais e sem pesticidas.
Estimula hábitos alimentares mais saudáveis e ecológicos.
3. Responsabilidade e Autonomia
Ao cuidarem da horta (regar, plantar, colher, limpar), as crianças desenvolvem sentido de responsabilidade, persistência e organização.
Cria oportunidades de liderança e trabalho colaborativo.

4. Inclusão e Participação Ativa
Todos podem contribuir: crianças, educadoras de infância, auxiliares de ação educativa e de serviços gerais, famílias e até a comunidade local.
A horta é um espaço inclusivo que valoriza a participação de todos, independentemente de dificuldades ou diferenças.

5. Bem-estar físico e emocional
Estar em contacto com a terra, o sol e o ar livre contribui para o bem-estar mental e emocional das crianças.
Ajuda a desenvolver paciência, respeito pelo tempo da natureza e sentido de gratidão.

6. Ligação com a Comunidade
A horta pode envolver famílias (dias abertos, partilha de sementes e receitas).
Pode contribuir com alimentos para lanches saudáveis ou para iniciativas solidárias locais.

7. Apoio à Biodiversidade
A criação de zonas com plantas aromáticas, flores ou abrigos de insetos polinizadores (como hotéis de insetos) ajuda a promover a biodiversidade local.
É uma forma prática de aprender sobre ecossistemas e equilíbrio ambiental.

15.1. Link para a página da horta: