Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2024/25
Santa Casa da Misericórdia de Ílhavo (Centro Infantil) (Ílhavo)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
7. Como é feita a preparação do solo?
Inicialmente comprámos uma tela para forrar as paletes para que ao regar não desperdiçássemos terra, posteriormente colocámos a terra dentro dos retângulos das paletes e procedemos ao cultivo.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Número de vezes realizada: 2 vezes ao longo do ano letivo
Pessoas envolvidas: 44 alunos, 3 educadoras de infância e 2 auxiliares de ação educativa
Tipo de participação dos alunos:
1. Participaram ativamente na colheita da alface na horta escolar.
2. Ajudaram a lavar, cortar e preparar a salada, sempre com apoio de adultos.
3. Aprenderam boas práticas de higiene alimentar e de poupança de água.
Impacto na comunidade escolar:
1. Estimulou hábitos alimentares saudáveis e respeito pelo meio ambiente.
2. Reforçou a valorização do alimento produzido localmente.
3. Promoveu o envolvimento das famílias, com partilhas de receitas e histórias de hortas em casa.
Foi documentada com fotografias, gerando grande entusiasmo na comunidade educativa.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Número de vezes realizada: 1 vez durante a época de produção
Pessoas envolvidas: 44 alunos, 3 educadoras de infância e 2 auxiliares de ação educativa
Tipo de participação dos alunos:
1. Participaram na observação do crescimento dos morangueiros ao longo dos meses;
2. Colheram os morangos de forma cuidadosa e aprenderam a identificar os maduros.
3. Consumiram os morangos em grupo, promovendo o sentido de partilha e gratidão.
Impacto na comunidade escolar:
1. Aumentou o interesse das crianças pela agricultura biológica e sazonalidade.
2. Várias crianças relataram começar hortas em casa com os pais.
3. Inspirou curiosidades sobre frutas da época.
Outros aspetos relevantes:
Incentivou o consumo de fruta.
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
1. Espaço de Aprendizagem Viva
A horta funciona como uma sala ao ar livre, onde os alunos aprendem conteúdos de Conhecimento do Mundo, a Matemática (medidas, contagens), a área de Expressão e Comunicação.
Estimula a curiosidade científica, a observação direta da natureza e o espírito investigativo.
2. Promoção da Sustentabilidade
As crianças aprendem na prática o que é o cultivo biológico.
Reduz a pegada ecológica ao produzir alimentos locais e sem pesticidas.
Estimula hábitos alimentares mais saudáveis e ecológicos.
3. Responsabilidade e Autonomia
Ao cuidarem da horta (regar, plantar, colher, limpar), as crianças desenvolvem sentido de responsabilidade, persistência e organização.
Cria oportunidades de liderança e trabalho colaborativo.
4. Inclusão e Participação Ativa
Todos podem contribuir: crianças, educadoras de infância, auxiliares de ação educativa e de serviços gerais, famílias e até a comunidade local.
A horta é um espaço inclusivo que valoriza a participação de todos, independentemente de dificuldades ou diferenças.
5. Bem-estar físico e emocional
Estar em contacto com a terra, o sol e o ar livre contribui para o bem-estar mental e emocional das crianças.
Ajuda a desenvolver paciência, respeito pelo tempo da natureza e sentido de gratidão.
6. Ligação com a Comunidade
A horta pode envolver famílias (dias abertos, partilha de sementes e receitas).
Pode contribuir com alimentos para lanches saudáveis ou para iniciativas solidárias locais.
7. Apoio à Biodiversidade
A criação de zonas com plantas aromáticas, flores ou abrigos de insetos polinizadores (como hotéis de insetos) ajuda a promover a biodiversidade local.
É uma forma prática de aprender sobre ecossistemas e equilíbrio ambiental.
15.1. Link para a página da horta: