Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo (Viana do Castelo)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

7 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

10 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

4

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Área de Integração; Francês; Inglês; Nutrição e Dietética.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

30

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Disponibilizam sementes e plantas para semear/plantar.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

As ervas aromáticas e os hortícolas colhidos na horta da escola são utilizados nas aulas práticas de Cozinha/Pastelaria e Restaurante/Bar, podendo igualmente ser aproveitados noutras disciplinas, nomeadamente em atividades práticas ou ações de demonstração.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é realizada quinzenalmente, sempre que as condições meteorológicas o permitem. Os alunos são responsáveis por tarefas como regar, remover ervas daninhas, plantar e semear, contando com o acompanhamento de um professor e/ou de um funcionário.

7. Como é feita a preparação do solo?

A preparação do solo inicia-se com a remoção das ervas daninhas. De seguida, a terra é revolvida e enriquecida com fertilizante natural, proveniente da compostagem caseira realizada por alguns alunos nas suas casas. Algumas plantas são mantidas até à chegada da primavera, altura em que se procedem a novas plantações e sementeiras.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Morangos; Salsa; Coentros; Hortelã; Alecrim; Louro; Abrunheiro; Manjericão; Tomilho.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Aproximadamente 3Kg.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

As ervas aromáticas e os hortícolas colhidos na horta da escola são utilizados nas aulas práticas de Cozinha/Pastelaria e Restaurante/Bar, podendo igualmente ser aproveitados noutras disciplinas, nomeadamente em atividades práticas ou ações de demonstração.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Na horta da escola, a água para a rega é recolhida da chuva. Para isso, são usados garrafões colocados em locais estratégicos perto dos canteiros, que recolhem a água da chuva sempre que chove.

Os alunos utilizam essa água para regar a horta, com o apoio de um professor ou funcionário. Este sistema ajuda a evitar o desperdício e ensina os alunos a utilizar os recursos naturais de forma responsável.

Os garrafões são esvaziados à medida que são usados e voltam a encher-se com novas chuvas.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sempre que os alunos fazem a manutenção da horta observam o estado das plantas e verificam se existem ameaças presentes.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Aulas na horta:

> Turma: Curso de Técnico/a de Cozinha/Pastelaria - 1ºano e 2ºano (14 alunos).
> Disciplinas envolvidas: Área de Integração; Nutrição e Dietética (2 professores)
> Nº de aulas: 10.
> Sensibilização para a prática de uma alimentação mais sustentável e consciente.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: