Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Escola Básica José Régio (Portalegre)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Cerca de 5 anos, renovada cada novo ano letivo.

2. Área aproximada da horta (m²):

Cerca de 20 metros quadrados.

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

4

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Cidadania e Desenvolvimento, Ciências Naturais, Viver na Escola, EV

3.3. N.º de alunos envolvidos:

30

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

No ano anterior, o avô de uma aluna lavrou o terreno destinado à horta. Os familiares também fornecem algumas das plantas a semear/plantar.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A horta escolar promove a sustentabilidade, a alimentação saudável e a aprendizagem prática, fortalecendo a comunidade e a consciência ecológica dos alunos.
Além disso, cuidar da horta ensina compromisso, paciência e cooperação.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é realizada pelos alunos, que, em sistema rotativo, assumem tarefas como rega, plantação, colheita e remoção de ervas daninhas, sob a supervisão dos professores, garantindo o envolvimento de todos no projeto.

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza é feita regularmente pelos alunos envolvidos, assim como todos os aspetos necessários à manutenção da horta.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Materiais resultantes da limpeza do terreno da horta e da sua manutenção (ervas, folhas).

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Cenoura e alface. Couves, pimentos, coentros, salsa, piri-piri.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

A horta está em fase de desenvolvimento, e, por isso, ainda não foi possível quantificar a produção de forma consistente. No entanto, as atividades de cultivo têm sido realizadas com regularidade e com bons resultados iniciais.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os produtos da horta, à medida que forem sendo gerados, serão utilizados em atividades educativas, como "Feiras dos produtos", contribuindo para o envolvimento da comunidade escolar.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A gestão da rega é feita através de um sistema de recuperação da água da chuva, que é armazenada num depósito e utilizada para regar canteiros.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim. Os alunos fazem essa monitorização aquando da manutenção da horta.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

.

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

As atividades na horta são realizadas regularmente, envolvendo os alunos, que aprendem sobre cultivo sustentável e biodiversidade, com impacto positivo no desenvolvimento de uma consciência ecológica.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Os alunos participam em atividades de limpeza e manutenção do espaço verde da escola, promovendo o respeito pelo ambiente e a melhoria da qualidade de vida na comunidade escolar.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

A horta pedagógica, juntamente com o pomar próximo, oferece aos alunos uma experiência prática em cultivo sustentável. Enquanto na horta os alunos aprendem sobre hortícolas e plantas, o pomar permite explorar o cultivo de árvores de fruto. Ambos os espaços funcionam como ferramentas educativas, promovendo a consciência ambiental e a ligação com a natureza, além de incentivarem o trabalho em equipa e o desenvolvimento de hábitos saudáveis.







Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

A horta é uma excelente ferramenta para promover o trabalho em equipa entre os alunos, o desenvolvimento de habilidades práticas e a sensibilização para a sustentabilidade. Além disso, tem sido uma oportunidade para reforçar a ligação dos alunos com a natureza e fomentar o respeito pelo ambiente.

15.1. Link para a página da horta:

https://sites.google.com/aejr.pt/eco-escola-jr