Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Escola Secundária Quinta do Marquês (Oeiras)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

5 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

48

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

8

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

CN, Cidadania, Oficina de projeto

3.3. N.º de alunos envolvidos:

158

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Semestralmente

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Consumo de alimentos biológicos, saudáveis.
Contacto com a natureza; responsabilidade e autonomia
Metodologia de aula ativa na horta

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Cada turma do 8ºano é responsável pelo seu talhão, tanto na limpeza como nas plantações e manutenção das culturas (aplicação de adubo natural, retirada de ervas daninhas e prova dos alimentos colhidos)

7. Como é feita a preparação do solo?

Manualmente

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Os materiais orgânicos trazidos pelos alunos das suas casas e também do refeitório da escola.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Hortícolas: tomate. Alface, courgete, pimento, cebola;
Aromáticas: hortelã-pimenta, salsa, coentros, alecrim e oregãos;
Frutícolas: morangueiro
Flores: amores-perfeitos, cardo e outras polinizadoras

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Aproximadamente 10kg dependendo da época

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Venda em feira a toda a comunidade escolar. O valor adquirido é utilizado na compra de novas plantações

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Rega gota a gota

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Semanalmente

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Fungos. Com aplicação semanal de infusão de cavalinha diretamente nas folhas.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Feira na Escola. Acontece nos Dias da Escola, designados Dias D’ESQM com venda de produtos da horta.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Confeção de sopa ou outros pratos. Confeção de saladas em grupo turma.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Quinzenalmente a aula de Ciências Naturais e Cidadania decorre na horta e formação duas vezes por ano.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

- Construção de comedouros para aves;
- Hotel dos insetos;

15.1. Link para a página da horta:

Não existe ainda uma página da horta. Será uma atividade a desenvolver no próximo ano.