Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Infantário do Bom Jesus de Ponta Delgada (São Vicente)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há 13 anos.

2. Área aproximada da horta (m²):

Horta pequena (até 50 m²)

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Área de experiência e aprendizagem - Comunicação, linguagens e práticas culturais

3.3. N.º de alunos envolvidos:

26

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

4

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias fazem parte deste processo, no sentido em que partilham com o Infantário algumas plantas que sejam necessárias repor. Algumas famílias participaram ativamente no cultivo de algumas plantas, nomeadamente dos morangueiros; da mudança da terra das plantas por uma terra vegetal; e a reposição dos orégãos.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A horta tem um impacto positivo no quotidiano escolar das crianças, na medida em que as mesmas participam ativamente no cuidado diário das plantas que compõem a horta. Nas atividades desenvolvidas as crianças contactam diretamente com a terra, através da exploração livre e aprendem os cuidados a ter com as plantas, observando as diferentes fases de crescimento até à sua colheita. Por vezes, contámos com a presença dos idosos da instituição, no cuidado do jardim sensorial. Os encarregados de educação demonstram gosto em participar na manutenção da horta, porque se sentem incluídos na vida escolar dos seus educandos.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é feita pelas crianças das duas salas do Infantário. Estão definidos dias específicos para o cuidado da horta: para a retirada de ervas daninhas e para a rega das plantas, que é realizada pelas próprias crianças, sob orientação dos adultos da sala.

7. Como é feita a preparação do solo?

A preparação do solo é realizada com pequenos utensílios como a enxada e ancinhos, tendo sempre a colaboração das crianças, dos encarregados de educação e dos idosos.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Salsa, marcela, orégãos, alecrim, hortelã, segurelha, morangueiros, bananeira e suculentas.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

3,5 kg.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os produtos da horta revertem para a cozinha da Instituição, onde são confecionadas as refeições do Infantário. Os morangos são servidos como sobremesa no almoço das crianças.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A recolha é feita através do reservatório de água que capta as águas da chuva.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, a equipa do Infantário observa com frequência a horta e verificamos que não existem pragas, nem doenças nas plantas durante este ano letivo.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Os produtos são recolhidos pelas crianças, com o acompanhamento do adulto e entregues posteriormente na cozinha da Instituição. Os mesmos são utilizados para a confeção das refeições das crianças e idosos. Esta atividade é benéfica para as crianças porque as mesmas são agentes ativos na sua aprendizagem e promove o contacto intergeracional.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

As aulas na horta são importantes para estimular os cinco sentidos das crianças e para a aprendizagem sobre as plantas, desde a preparação da terra, a sua plantação até à sua colheita. Através destas atividades práticas as crianças aprendem os cuidados a ter com as plantas.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Ao longo do ano letivo pretendemos envolver os encarregados de educação nas atividades relacionadas com a horta. Desta forma, convidamos dois encarregados de educação para a plantação dos morangueiros e outra encarregada de educação para realizar a mudança da terra das plantas. Estas atividades traduzem-se fundamentais no trabalho cooperativo entre a Escola e a Família.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: