Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Escola Básica e Secundária de Celorico de Basto (Celorico de Basto)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

15 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

75 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

5

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Cidadania e Desenvolvimento, Ciências Naturais e alunos do CAA - com necessidades educativas especiais

3.3. N.º de alunos envolvidos:

20

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

4

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Aulas dadas na horta, visita de campo à horta por parte de algumas turmas, integração no espaço da horta dos alunos da com Necessidades Educativas Especiais e respetivas docentes, atividades na horta na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento - domínio agricultura sustentável ( ODS 12 - Consumo e produções responsáveis) , recolha e distribuição de alimentos produzidos por elementos da comunidade educativa e visita ao espaço de elemento da direção da escola. Este ano no espaço onde se encontra a horta realizamos a comemoração do Dia Mundial da Árvore onde plantamos 12 árvores com a presença do Diretor da Escola e do Presidente da Câmara Municipal de C. Basto.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

No período de aulas a instalação de culturas e sua manutenção fica a cargo dos Coordenadores do Clube do Ambiente/Eco Escolas e de um ou outro professor disponível, com a colaboração de alguns alunos que ainda demonstram algum interesse alunos. Também contemos com os alunos que frequentam o CAA - Necessidades Educativas Especiais e respetivas docentes que têm a tarefa de passar pela horta regularmente para a cuidar e ver se precisa de regas e outras manutenções. Existe um funcionário que na ausência de alunos também vai dando uma ajuda. Em período de férias a manutenção fica a cargo da chefe do pessoal auxiliar que distribui tarefas e do coordenador do Clube, que sempre que pode vai à horta.

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza, preparação e mobilização do solo é feita manualmente. Fertilização, apenas proveniente da compostagem.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Folhas de plantas folhosas, corte de relva, infestantes provenientes da monda manual e resto/aparas de alimentos cruz e cascas de ovos esmagadas provenientes da cozinha. Neste momento estamos a realizar manutenção e melhoramentos dos compostores, uma vez que são de madeira e danificam mais facilmente.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Diferentes variedade de couves, ervilha, fava, alface, alho, cebolinho, salsa, tomate, pimento e batatas, pepino e curgetes.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Estimativa de produções - este ano devido a trabalhos com máquinas por parte da Câmara Municipal na zona onde está instalada a horta as culturas foram colocadas mais tarde, logo produções mais tardias
Diferentes variedade de couves - 30 kg; algumas já colhidas.
Ervilha - 10 Kg; já colhida
Alface - 50 unidades, uma parte já colhida
Alho/cebolinho/ cebola - 15 kg;
Batatas - 70 kg estimativa;
Abobora, pimento, tomate, salsa, alface, curgete, pepino e cebola. estimamos colher 60 kg.
Plantas aromáticas, bastantes.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Alguma das espécies são utilizadas na cantina, nomeadamente plantas ornamentais/aromáticas/salsa.
Como as culturas vêm muitas delas depois de os alunos estarem de férias, muitos destes produtos são disponibilizados para professores e principalmente para os funcionários.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Utilizamos apenas água de poço, regamos só quando necessário pelo pé - rega localizada e a horas mais convenientes, pela manhã ou ao final da terra.. Por vezes recuperamos alguma água das chuvas.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, mas como aparecem poucas doenças e pragas nas nossas culturas e quando aparecem são eliminadas pelos elementos permanentes do Clube, professores e funcionários e por alguns insetos auxiliares que por lá vão aparecendo.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

A nossa horta pedagógica serve muitas vezes de "sala" para lecionarmos as aulas das disciplinas de Ciências Naturais e Cidadania e Desenvolvimento. Durante o ano letivo passaram pela nossa horta pedagógica muitos dos elementos que compõem a comunidade escolar do Agrupamento, como: professores de diversas áreas, alunos, funcionário e elementos da direção e da autarquia. Durante uma vez por semana passam pela nossa horta para realizarem atividades práticas ou simplesmente para terem uma aula. Pelo menos 160 alunos que frequentam a disciplina de CD, passam pela horta de vez em quando, não podendo contabilizar ao certo mas 1 ou 2 vezes por mês e bem possível que sim.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

A nossa horta também serviu para Celebrarmos o Dia Mundial da Floresta/Árvore, onde existe um charco pedagógico, um pomar de citrinos e uma zona de plantas aromáticas/ornamentais. Nesse dia estiveram presentes, O Diretor da escola, acompanhado de alguns elementos da direção, a vereadora da Educação da CMCB, acompanhada por elementos da autarquia, os coordenadores do Clube do Ambiente/Eco escolas, a coordenadora do Clube da Ciência Vivas e alunos pertencentes ao clube, onde ouviram da boca do Coordenador de Eco escolas, uma pequena palestra sobre a importância das Florestas na nossa melhor qualidade de vida. Aproveitando todas estas figuras, plantamos uma oliveira (planta autóctone) no meio do espaço verde como forma simbólica de celebrarmos o Dia Mundial da Floresta/Árvore. Nessa mesma manhã, o clube em parceria com o Clube da Ciência Viva da escola participou na colocação de ninhos, comedouro, bebedouros e casa dos insetos ecológicos nas árvores que circundam a horta da escola.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

--------------------

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

----------------------

15.1. Link para a página da horta:

https://www.facebook.com/share/Q76tj6F4c4gHSXci/ https://www.facebook.com/share/p/Yb4p3idrSw1a2gsf/ https://www.facebook.com/share/p/rBBdwZUvHZsbPmki/ https://www.facebook.com/share/p/yabGN4GFGHPCHtzP/