Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Colégio Conciliar de Maria Imaculada (Leiria)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A nossa horta biológica, a que chamamos "Jardim de Aromas", existe há nove anos.

2. Área aproximada da horta (m²):

50 metros quadrados.

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

4

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ciências Naturais, Estudo do Meio, Cidadania e Desenvolvimento.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

100

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias participam indiretamente, doando sementes ou plantas, que os alunos depois semeiam ou plantam na horta. Também participam providenciando material que os alunos necessitam para as sementeiras. A frequência da participação é mensal, de acordo com as atividades de cada uma das turmas envolvidas na horta.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os alunos, das valências desde a educação pré-escolar ao 2.º ciclo, continuam a manifestar interesse pela horta biológica, sendo mais notório nos alunos da educação pré-escolar 4 e 5 anos, e nos alunos do 2.º ciclo, do 5.º ano. Os alunos do 2.º Ciclo, que frequentam o Clube Jardim de Aromas, responsáveis pela manutenção da horta, semanalmente revelam um enorme entusiasmo, por puderem colher produtos da horta e oferecê-los a um dos funcionários do Colégio (Desde a Diretora Pedagógica ao técnico da oficina). No passado dia 6 de junho realizou-se um Arraial no Colégio e o Jardim de Aromas (horta bio) teve a sua banca, vendendo produtos cultivados pelos alunos. Teve uma boa adesão e os pais revelavam conhecer o projeto através dos filhos.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Tal como em anos anteriores, o espaço da horta foi dividido em três parcelas, uma atribuída aos alunos do Clube Jardim de Aromas, do 2.º ciclo, outra atribuída aos alunos da educação pré-escolar (turmas dos 4 anos), e outra atribuída aos alunos do 1.º Ciclo (turmas do 2.º ano). Cada parcela ficou ao cuidado do grupo a que foi atribuído, tendo como principais responsáveis os professores respetivos, apoiados pela professora que faz a coordenação do projeto. Durante todo o ano a manutenção geral da horta esteve a cargo da professora coordenadora do Jardim de Aromas e dos alunos participantes no clube, havendo um trabalho semanal. As principais tarefas feitas foram cavar, mondar, semear, plantar, monitorizar o aparecimento de ervas daninhas, de animais parasitas e de pragas, regar e recolher.

7. Como é feita a preparação do solo?

- Em setembro e outubro – cavar e arar o solo, para retirar ervas de plantas anteriores, e também de invasoras, e também para arejamento do solo que tem características argilosas. Adubar com matéria orgânica, estrume de cavalo e matéria do compostor, para fortalecer o solo.
- De novembro até junho – semanalmente, os alunos do Clube Jardim de Aromas começam por percorrer todo o espaço e recolher todos os plásticos e outros resíduos não orgânicos que encontram. Devido à ação do vento, encontram-se sempre plásticos, que são recolhidos e colocados no ecoponto amarelo. Após esta limpeza, um grupo de alunos fica responsável por localizar e arrancar ervas daninhas que podem competir com as plantas da horta. Essas ervas daninhas e outros resíduos orgânicos, como cascas de bananas ou restos de frutas, foram encaminhados para o compostor. Um grupo de alunos, semanalmente, também fica responsável por procurar caracóis e outros animais que possam prejudicar as culturas.
A mobilização do solo (cavar e arar) é feita com alfaias simples – enxadas, sachos e ancinhos – passando esta tarefa por todos os alunos envolvidos, sendo uma atividade de grande sucesso mesmo com os alunos mais pequenos. As sementeiras e plantações foram feitas pelos alunos com a orientação da professora coordenadora do Jardim de Aromas.
Não são usados quaisquer produtos químicos prejudiciais, de acordo com as regras da agricultura biológica.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Foi sempre feita compostagem a céu aberto e em três compostores. Dois já existiam e outro foi adquirido este ano, através do Centro de Interpretação Ambiental de Leiria. A céu aberto, junto ao espaço da horta, são colocados restos de plantas que são retiradas da horta e que são demasiado grandes para o compostor, como por exemplo caules das couves-galegas.
Nos compostores mais antigos são feitas camadas de diferentes materiais (folhas secas que são retirados da horta e da zona de árvores junto à horta, intercalados com restos de plantas de maior porte que vão crescendo na horta e na zona circundante.
O terceiro compostor ficou reservado para uma compostagem mais específica, procurando desenvolver hábitos desta prática nos alunos. Neste compostor foram colocadas folhas secas, recolhidas pelos alunos do 1.º ciclo, e foram colocadas, a cada recreio, os restos orgânicos dos seus lanches (essencialmente cascas ou restos de fruta).
As condições adequadas de humidade foram difíceis de manter.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Permanentemente - Couve galega; hortelã; salsa; coentros; cidreira, fisálias; tomilho.

Sazonalmente - batata; couve roxa; beterraba; brócolos; alface; espinafres; favas; ervilhas; cebolas; abóboras; cravos túnicos.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Os produtos recolhidos não são em grande quantidade e sempre que estão prontos para ser consumidos vão sendo retirados e oferecidos a funcionários do colégio, como depósito emocional.
No presente ano letivo foram recolhidos (valores aproximados):
2 kg de brócolos; 2 kg de alfaces; 1 kg de batata vermelha; 4 kg de couve portuguesa; 500 gr de hortelã e tomilho; 500 gramas de fisálias; 5 kg de favas; 250 g de ervilhas.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Tal como nos anos anteriores, os produtos recolhidos não são em grande quantidade e sempre que estão prontos para ser consumidos vão sendo retirados e oferecidos a funcionários do colégio.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A água da chuva recolhida este ano não foi suficiente para a rega da totalidade dos produtos da horta. Embora se tenha conseguido fazer uma melhor gestão, pois foi feito um maior armazenamento de água, armazenando nos dois reservatórios maiores (250 litros e 100 litros) e armazenando em garrafões de 5 litros, oferecidos pelas famílias, o tempo seco que se tem feito sentido nos últimos meses esgotaram toda a água da chuva recolhida.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim. É feita monitorização semanal. Um grupo de alunos e a professora coordenadora é responsável por verificar a existência de caracóis, de lagartas e de pulgões, e de tentar retirá-los.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Os caracóis e lagartas surgiram numa determinada altura do ano, tendo depois diminuído muito a sua ocorrência, principalmente devido à seca. Verificou-se a destruição de algumas couves e alfaces por estes animais. Os caracóis foram retirados por mão humana. Com a falta de água, continuam a verificara-se também muitas formigas.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

A “Feira na escola” consistiu na dinamização da “barraquinha do Jardim de Aromas” no dia do Arraial do Colégio, a 6 de junho. Ao longo do ano as crianças da educação pré-escolar e do 2.º ano semearam algumas plantas, foi-se monitorizando o seu crescimento e algumas foram transplantadas para vasos e vendidas à comunidade educativa no dia do Arraial, por um preço simbólico. As crianças e alunos envolvidos revelaram empenho na atividade transmitindo aos respetivos encarregados de educação o seu trabalho.Para além destes elementos da comunidade educativa, estiveram também mais envolvidos nesta atividades os elementos do departamento de Ciências Naturais e Físico-Química e alunos dos 2.º e 3.º Ciclos.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

As aulas na horta decorreram para uma turma dos 4 anos, da educação pré-escolar, para duas turmas do 2.º ano, do 1.º ciclo, e para uma turma de 5.º ano, do 2.º ciclo. A horta biológica, Jardim de Aromas, funciona como uma sala de aula a céu aberto, que pretende estimular a curiosidade e a admiração pela biodiversidade. Realizaram-se sementeiras, transplantações, estudo de raízes, caules e folhas e de condições de germinação. Estas aprendizagens, ao nível de cada ano de escolaridade indicado, foram continuadas em sala de aula pelos respetivos professores. Todas as turmas do colégio podem propor atividades na horta, como sala de aula e espaço de aprendizagem.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

A outra atividade significativa que envolve a horta biológica continua a ser o Clube Jardim de Aromas, dinamizado semanalmente, e motor responsável pela dinamização da horta. Participam, no Clube Jardim de Aromas, 32 alunos do 2.º ciclo, sendo o propósito essencial deste Clube desenvolver nos alunos competências para o reconhecimento da importância da agricultura biológica para a sustentabilidade do Planeta. Inerente a este importante objetivo procura desenvolver-se nos alunos competências de respeito pelos elementos da Natureza e estimular a curiosidade por tudo o que é vivo e para as diferentes formas de vida da fauna e flora que os rodeia. Ao longo do ano, os alunos envolvem-se em muitas atividades – Manutenção da horta – monda manual; sementeiras e plantações da época; rega e controlo de pragas e compostagem.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

A comunidade educativa reconhece a existência do projeto, desde a educação pré-escolar aos alunos do 9.º ano, pais, docentes e não docentes. O Clube Jardim de Aromas é um dos clubes que mais rapidamente esgota as suas inscrições no Colégio, revelando que os alunos gostam do contacto com a natureza e querem aprender, com gosto, a mexer na terra.

15.1. Link para a página da horta: