Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2024/25
Escola EB 2,3 Aristides de Sousa Mendes (Vila Franca de Xira)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Gosto pela natureza
Respeito pelos recursos da natureza
Evitar o desperdício
Desenvolver valores ecológicos
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Em cada dia da semana eram os grupos orientados pelas docentes na realização das várias tarefas.
Existiu uma escala de rega semana bem como da retirada das ervas daninhas.
Na altura da venda todos os grupos foram envolvidos.
7. Como é feita a preparação do solo?
Posteriormente foram retiradas as ervas daninhas e misturado na terra o composto orgânico produzido no compostor da escola de forma a torn. Não usamos qualquer adubo químico.
Foram marcados os talhões para o plantio das várias espécies.
Os alunos trouxeram as sementes, os pés de alfaces, o cebolo e os morangueiros para semearem e plantarem.
Um dos avós veio explicar como efetuar os regos e como fazer o plantio.
Nos canteiros adicionou-se mais terra e composto.
Como o tempo não ajudou pois houve muita chuva começamos o plantio nos canteiros e na horta maior apenas iniciamos no meio do 2.º período.
Finalmente plantamos o cebolo na horta maior.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: