Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Escola EB 2,3 Aristides de Sousa Mendes (Vila Franca de Xira)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A horta existe desde o ano letivo de 2022-2023

2. Área aproximada da horta (m²):

10

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

CN/CD

3.3. N.º de alunos envolvidos:

20

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Foram convidados a enviarem sementes e os avós vieram explicar como tratar a terra e efetuar o plantio.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Desenvolvimento do trabalho de grupo
Gosto pela natureza
Respeito pelos recursos da natureza
Evitar o desperdício
Desenvolver valores ecológicos

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Foi criada a brigada da horta e distribuídas as tarefas por os vários grupos.
Em cada dia da semana eram os grupos orientados pelas docentes na realização das várias tarefas.
Existiu uma escala de rega semana bem como da retirada das ervas daninhas.
Na altura da venda todos os grupos foram envolvidos.

7. Como é feita a preparação do solo?

No principio foi pedida ajuda da junta para que o trator viesse lavrar a terra pois esta estava muito difícil de trabalhar.
Posteriormente foram retiradas as ervas daninhas e misturado na terra o composto orgânico produzido no compostor da escola de forma a torn. Não usamos qualquer adubo químico.
Foram marcados os talhões para o plantio das várias espécies.
Os alunos trouxeram as sementes, os pés de alfaces, o cebolo e os morangueiros para semearem e plantarem.
Um dos avós veio explicar como efetuar os regos e como fazer o plantio.
Nos canteiros adicionou-se mais terra e composto.
Como o tempo não ajudou pois houve muita chuva começamos o plantio nos canteiros e na horta maior apenas iniciamos no meio do 2.º período.
Finalmente plantamos o cebolo na horta maior.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Com os provenientes dos resíduos da cozinha da cantina que são recolhidos num contentor próprio e depois transportados diariamente pelos alunos envolvidos na tarefa da compostagem, para os compostores da escola. Existiu sempre o cuidado de cuidado de alternar, sucessivamente, no compostor as camadas de material castanho e verde. Os castanhos são recolhidos pelos alunos na escola.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alfaces lisas, frisadas e roxas, cebolas, morangos, ervas aromáticas, feijão e maçãs.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

7 kg

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os produtos da horta são vendidos e o valor obtido uma parte reverte para a aquisição de novas sementes e uma para o melhoramento da horta e a outra parte da verba reverte para a aquisição de bens alimentares para os cabazes solidários que são atribuídos aos alunos mais carenciados. Alguns produtos são usados na confeção de refeições na escola.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

È realizada uma escala pelos vários grupos da brigada da horta e com a ajuda das docentes e de dois auxiliares é efetuada 2vezes por semana no tempo frio e no tempo quente é feita diariamente.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

É feita a observação diária pelos vários grupos mas até ao momento não temos pragas.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

A aula na horta que normalmente é realizada uma por período com uma ou duas turmas de 20 ou 25 alunos

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

A formação da Brigada da horta tornando os alunos mais responsáveis.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

A plantação e o tratamento da terra bem como a venda em que se tornam mais altruístas e ajuda a criar cidadãos ativos e conscientes.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

A horta escolar oferece múltiplos benefícios: incentivou hábitos alimentares saudáveis que são transmitidos pela brigada da cantina, promove educação ambiental e desenvolvimento social, além de enriquecer o currículo escolar com atividades práticas. A horta escolar é sem dúvida um espaço de aprendizagem que vai além do cultivo, pois estimula a interação, o trabalho em equipa e o desenvolvimento de valores socioemocionais. Cria situações de aprendizagem reais e diversificadas, incentivando a curiosidade e o interesse pelas aulas teóricas. A horta escolar é um espaço de inclusão, onde alunos com diferentes ritmos de aprendizagem e desenvolvimento podem aprender juntos e compartilhar conhecimentos.

15.1. Link para a página da horta: