Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Escola Secundária D. Afonso Henriques (Santo Tirso)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

5 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

15

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

CAA

3.3. N.º de alunos envolvidos:

5

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os alunos aprendem na prática sobre ciclos naturais, sustentabilidade, compostagem e o cultivo de alimentos orgânicos.
Foi também um recurso muito eficaz para alunos com necessidades educativas especiais, ajudando-os a interagir com os colegas e a sentirem-se mais responsáveis uma vez que a parte da rega, colheita e distribuição ficou a seu cargo.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Os alunos do Centro de Apoio à Aprendizagem (educação especial) trataram das sementeiras para posteriormente irem para a estufa.Foram também estes os responsáveis pela rega ,colheita e também a manutenção da horta.
A manutenção também foi assegurada pelos auxiliares de ação educativa

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza, tanto no interior como no exterior, foi feita apenas com o recurso a enxadas e um carrinho de mão para transportar os restos de plantas para uma pilha de compostagem. A fertilização usada foi orgânica. À medida que decorria a preparação da terra da estufa e posteriormente do exterior, fomos adicionando o nosso composto que é basicamente resultante de folhas e frutos que vamos acumulando na pilha. Os funcionários responsáveis pela limpeza e manutenção dos espaços verdes da escola colocam lá tudo. Os frutos provêm das nossas árvores que quando já não dão para comer ou porque estão caídos no chão são lá colocados. Por vezes também vêm algumas cascas de fruta do bar dos alunos / professores.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Como referi no ponto anterior usamos um composto por nós produzido. É natural e resulta principalmente da decomposição de folhas e frutos existentes na escola. Os funcionários responsáveis pela limpeza e manutenção dos espaços verdes da escola colocam lá tudo. Os frutos provêm das nossas árvores de fruto que quando já não dão para comer ou porque estão caídos no chão são lá colocados.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Na estufa:
Alface, tomate, salsa, nabiças, pimentos, alho francês, pepino, curgete
Exterior
Favas, nabiças, ervas aromáticas.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

30 kg

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Consumo próprio dos professores e funcionários.
Oferecido aos alunos do CAA envolvidos para mostrarem às respetivas famílias.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Quando temos o bidão cheio com água da chuva, usamos um balde e regamos com essa água, em época seca usa-se água do furo da escola.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, sobretudo do caracol. Sempre que os alunos vão regar verificam. Ao longo do ano vão sendo colocadas cascas de ovos nas imediações da estufa e à volta do terreno cultivado para minimizar o efeito dos caracóis.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Aula de combate a incêndios no âmbito do Clube de proteção civil.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

O envolvimento de alunos, auxiliares de ação educativa, encarregados de educação e professores que trouxeram sementes e plantas para serem colocadas tanto na estufa como no seu exterior.

15.1. Link para a página da horta: