Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Escola Secundária Marquesa de Alorna (Almeirim)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

horta em março

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

cerca 10 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

50m+50m

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

4

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

TIC; Área Projeto

3.3. N.º de alunos envolvidos:

25

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Sentido de responsabilidade;
Interação com a comunidade;
Estimular a destreza manual;
Aplicação de cálculos matemáticos.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Planeamento semanal;
Troca de sugestões, com objetivo de estimular o sentido de pertença.

7. Como é feita a preparação do solo?

Eliminação de ervas daninhas;
Aplicação de compostos orgânicos;
Fresar a terra;
Sensibilização para a produção de alimentos saudáveis.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Materiais orgânicos disponíveis

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alface
Alho francês
Cebolas
Beringelas
Espinafres
Meloas, ...

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

100 Kg

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Comunidade educativa e vizinhos

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

É feita gestão da rega.
3 vezes ao dia, 20 minutos.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não têm aparecido.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Preparação do solo

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Apanha dos hortícolas

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:


Venda à comunidade

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Partilha de experiências relacionadas com a horta

15.1. Link para a página da horta:

https://www.facebook.com/share/1Uho3L8ntS/?mibextid=wwXIfr