saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Existia uma pequena horta noutro espaço do recinto, esta horta atual há um ano.
2. Área aproximada da horta (m²):
10
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
22
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
Estudo do meio e área de conhecimento do mundo
3.3. N.º de alunos envolvidos:
460
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
40
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
As famílias foram envolvidas numa iniciativa de recolha de papel, incentivadas a colaborar trazendo papel usado para a escola. Esta ação teve como objetivo participar no programa promovido pela Câmara Municipal, que, no âmbito do Dia da Árvore, troca o papel recolhido por flores e plantas de cultivo para a escola. Esta dinâmica fortaleceu a ligação entre escola, famílias e comunidade, promovendo práticas sustentáveis e educativas.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Este ano, pela primeira vez, a horta escolar teve um cultivo com continuidade ao longo de todo o ano letivo. Esta mudança foi muito significativa, permitindo um maior envolvimento de todos os alunos e turmas, uma melhor gestão das culturas e a consolidação de aprendizagens relacionadas com a sustentabilidade e a alimentação saudável.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A manutenção da horta escolar foi organizada de forma colaborativa, com a repartição de tarefas entre alunos, professores e assistentes operacionais. As turmas participaram em diferentes momentos, desde a preparação da terra, sementeira, rega, limpeza e colheita. As tarefas foram distribuídas de acordo com os horários disponíveis e o interesse dos alunos, promovendo o trabalho em equipa, o sentido de responsabilidade e o respeito pela natureza. Esta organização permitiu que a horta fosse cuidada de forma contínua ao longo do ano letivo.
7. Como é feita a preparação do solo?
A preparação do terreno contou com a colaboração dos alunos do 9.º ano da escola profissional EPADREC, após solicitação da nossa parte. Esta parceria foi fundamental para garantir uma base adequada ao cultivo, permitindo um início estruturado e eficiente das atividades da horta escolar.
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Com as cascas da fruta que a Câmara fornece para o lanche da manhã, bananas, kiwis, ...
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Ervas aromáticas - salsa, coentros e alecrim
Legumes - tomate, tomate cherry, alface, couves, alho francês, couves, curgete, pepinos, feijão verde, brócolos e rabanetes.
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
10 Kg
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
Os produtos da horta foram colocados à porta da escola, disponíveis para que as famílias pudessem levá-los para casa. Esta partilha reforçou o envolvimento da comunidade educativa e incentivou hábitos alimentares sustentáveis e conscientes.
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
A rega da horta escolar foi organizada de forma rotativa: cada turma ficou responsável por essa tarefa durante uma semana, sempre que necessário. Esta distribuição permitiu envolver todos os alunos no cuidado regular da horta, promovendo o sentido de responsabilidade e o compromisso com a sustentabilidade.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
sim
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
Durante o cultivo, foi necessário fazer o controlo de caracóis, uma praga comum na horta. Para a sua eliminação, foram utilizados métodos naturais e sustentáveis, como a aplicação de sal e cinza em pontos estratégicos. Estas soluções revelaram-se eficazes e seguras, evitando o uso de produtos químicos e preservando o equilíbrio ecológico da horta.
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
As alfaces colhidas na horta escolar foram utilizadas para preparar sandes saudáveis para o lanche dos alunos, promovendo o consumo de alimentos frescos e cultivados localmente. Os restantes produtos da horta foram colocados à porta da escola, disponíveis para que as famílias pudessem levá-los para casa. Esta partilha reforçou o envolvimento da comunidade educativa e incentivou hábitos alimentares sustentáveis e conscientes.
Atividade 2:
Descrição:
Ação de sensibilização -"Desperdício zero" promovido pela Câmara Municipal de Alcobaça com o apoio da Suma incentivando hábitos alimentares sustentáveis e conscientes. A atividade abrangeu todas as turmas doo Centro escolar.
Atividade 3:
Descrição:
Este ano foi instalado um novo compostor mais próximo da horta, facilitando o seu uso regular por parte dos alunos e da comunidade escolar. Para enriquecer o solo, foi também retirado composto já formado do compostor antigo, que foi aplicado diretamente no cultivo da horta. Esta prática reforça o ciclo sustentável da horta, valorizando os resíduos orgânicos produzidos na escola.
15. Outros aspetos de realce da horta:
A horta escolar tem-se revelado uma ferramenta educativa fundamental, promovendo aprendizagens práticas, valores ecológicos e hábitos de vida saudáveis. Este ano, pela primeira vez, o cultivo foi realizado de forma contínua ao longo de todo o ano letivo, o que permitiu consolidar rotinas, envolver mais alunos e obter colheitas regulares.
15.1. Link para a página da horta: