Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Centro Social Paroquial de São João das Lampas (Sintra)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde 2018

2. Área aproximada da horta (m²):

20

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do meio

3.3. N.º de alunos envolvidos:

17

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Todas as sextas-feiras ocorre aula na horta.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os alunos adoraram o contato com o solo.
A perceção do quanto as culturas demoram a germinar e desenvolver-se foi uma aprendisagem fenomenal.
Também aprenderam que nem sempre o que se cultiva nasce, ou que muitas a quantidade do que se semeia não é igual à quantidade do que germina.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Os alunos estão divididos em grupos responsáveis pela limpeza, rega e por último manutenção do solo (verificar se precisa de mais adubo, de terra remexida, etc.).

7. Como é feita a preparação do solo?

A horta estava inutilizada há algum tempo, pelo que foi necessária a remoção total das plantas invasoras e acrescento de novo solo repleto de nutrientes bio.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alfaces, couves, courgetes e feijões.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Estamos numa fase de reabilitação em que se começou do zero, deste modo apenas proximadamente 800g.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os produtos irão ser utilizados pelo refeitório da instituição e também para os alunos levarem para casa.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Nos meses mais quentes a rega é feita às sextas feitas durante a aula e complementada a meio da semana pela professora.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, mas e«o tema está ainda numa fase inicial.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Estiveram envolvidas 17 crianças e dois adultos na atividade. As aulas na horta realizam-se uma vez por semana.
Estas promoveram contacto dos alunos com as culturas existentes e impulsionou a educação ambiental promovendo o trabalho em equipa. Sensibilizou ainda para questões como alimentação saudável e comportamentos sustentáveis.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: