saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Há mais de 5 anos
2. Área aproximada da horta (m²):
10 m2
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
7
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
pré-escolar
3.3. N.º de alunos envolvidos:
147
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
8
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
Sim, A comunidade escolar e as Famílias das crianças serão envolvidas na dinamização das atividades, quer sejam estas na exploração do espaço da horta, no cultivo das hortícolas através da colaboração de familiares experientes na horticultura (Pais e avós com hortas); quer na dinamização das atividades à volta do espaço da horta. Estas atividades podem ser atividades de ciência, na construção de abrigos para aves, na construção do espaço das cozinhas de lama (espaço de brincar de faz-de-conta com elementos naturais da própria horta tais como terra, restos de folhas, restos de legumes e cascas...); na construção dos hotéis dos insetos; oficinas de culinária com os produtos da horta, proporcionar visitas a outras hortas da comunidade envolvente para aprofundar e partilhar conhecimentos, etc.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Uma horta no jardim de infância é muito mais do que plantar. É uma forma divertida e natural de as crianças aprenderem com as mãos na terra, desenvolvendo a curiosidade e o gosto pela natureza, mas também o respeito pelos seres vivos e pelo ambiente. De igual forma, a horta promove o trabalho em equipa e partilha. Com os produtos da horta, podemos realizar receitas saudáveis e promover hábitos alimentares saudáveis. Por outro lado, a horta também promove o sentido de responsabilidade e paciência, pois as crianças aprendem a aguardar pelos resultados. Além disso, promove momentos felizes ao ar livre, aproxima as famílias da escola e transforma o espaço educativo num lugar mais bonito, vivo e sustentável.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A horta está organizada em quatro espaços principais: o espaço dos contentores para o cultivo de hortícolas maiores, uma horta vertical para pequenas plantas e ervas aromáticas, um espaço de lazer onde estarão as cozinhas de lama e a área de piquenique, e também um espaço só com pequenos vasos para flores, pequenos arbustos ou outras plantas do interesse das crianças. Cada sala de atividades será corresponsável por um contentor elevado e uma horta vertical, e de todas as tarefas inerentes, tais como organização, plantio, manutenção e limpeza. Os restantes espaços serão responsabilidade comum. As crianças devem colaborar em todas as tarefas do cuidado da horta.
7. Como é feita a preparação do solo?
Como se trata de uma horta em contentores, a preparação do solo é muito fácil e pode ser feita pelas próprias crianças porque não requer muita força.
Com o tempo, o solo em contentores perde nutrientes e "afunda".
usualmente, todos os anos renovamos ou completamos a camada superior com novo composto/fertilizante natural. Ao longo do tempo, vamos mexendo ligeiramente o solo entre plantações para mantê-lo solto. Ao longo do ano, vamos fertilizando com cinzas de madeira (ricas em potássio), casca de ovo moída (fonte de cálcio) e borra de café (Rica em nutrientes, que ajuda no crescimento das folhas. Melhora a estrutura do solo, tornando-o mais solto e arejado. Atrai minhocas, que ajudam a fertilizar naturalmente. Afasta algumas pragas, como lesmas e caracóis.
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Este ano, a horta foi maioritariamente de flores, ervas aromáticas e morangueiros
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
Temos recolhido alguns morangos e ervas aromáticas. Este ano foi muito difícil ao nível do tempo atmosférico e a produção está bastante atrasada.
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
usualmente as crianças comem os morangos e as ervas aromáticas são usadas na confeção dos pratos da ementas.
10. Apresentar um desenho/croqui da horta:
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
A rega é feita manualmente por balde ou regador quando necessário pelas próprias crianças
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Usualmente não temos grande problemas com pragas. Por vezes, temos alguns caracóis e lesmas ou até aves que comem alguns frutos ou plantas, mas para nós até isso é educativo.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Realização de hotel de insetos com aproveitamentos de madeiras, mobiliário antigos e recursos naturais construídos pelas crianças.
Atividade 2:
Descrição:
Elaboração do espantalho para a horta a partir da reutilização de roupas velhas.
Atividade 3:
15. Outros aspetos de realce da horta:
é uma horta simples e adaptada ás nossas condições estruturais do edifício.
15.1. Link para a página da horta: