Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Escola EB 2,3 de Pedrouços (Maia)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Esteve em funcionamento até ao covid e entretanto apenas foi limpa, cortar a vegetação. Estamos este ano a retomar.

2. Área aproximada da horta (m²):

250 metros quadrados

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

neste momento 4

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Educação Especial, Ciências, Matemática, Cidadania, Fisico-Quimica

3.3. N.º de alunos envolvidos:

16

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Solicitamos sementes e plantas para cultivo.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Neste momento os alunos envolvidos estão muito motivados e questionam muito sobre as diferentes tarefas.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Os professores organizaram um horário com a sua disponibilidade, os alunos inscreveram-se ou foram convidados a participar. A partir daqui cada professor ficará responsável pelo seu espaço e pelo seu grupo de aluno.
Há duas turmas, do turno da tarde, que alternadamente vão regar ao fim do dia.
Nas interrupções letivas houve um professor que foi regar tendo também o apoio de um funcionário.

7. Como é feita a preparação do solo?

Aguardamos pelo apoio da junta que numa primeira fase foi limpar e lavrar o terreno. Depois fizemos a divisão do terreno em lotes conforme inscrição dos alunos/professores. Sempre que fazemos uma sementeira ou plantação usamos composto cedido pela Lipor. Recorremos também ao composto que entretanto conseguimos extrair de um dos dois compostores que temos no espaço.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Iniciamos a compostagem usando um compostor cedido pela LIPOR e que foi colocado num local estratégico para fácil manutenção. Recorremos a folhagem, temos muitas árvores na escola, e desperdícios da cantina. Utilizamos também as borras do café do bar dos professores.
Para desperdícios maiores como ramos e ervas temos um compostor feito pelo grupo, com paletes que se encostaram a uma esquina formando um quadrado.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Foi feita pelos alunos uma pesquisa sobre o tema "Plantas Companheiras" que serviu de base a algumas escolhas na hora de plantar. Então temos cebolo com alfaces e tomates. Temos pepinos pepinos e batatas mais afastadas e em zonas distintas assim como as courgetes. Em locais especificos e espalhados temos ervas aromáticas como cebolinho, salva, oregãos e salsa. Também temos vários tipos de flores como jarros, alegrias, zinias, coroas de rei e capuchinhas.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os produtos têm sido para para vender diretamente aos professores e funcionários assim como a alguns pais, para angariar fundos para melhorar o espeço e adquirir materiais para a horta

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Para regar começamos por recorrer á água da chuva que temos guardado em garrafões. Depois teremos que usar a água da companhia recorrendo ao uso de regadores. Toda a rega é feita manualmente pois não possuímos mangueira suficiente para o ponto de água.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Todos os dias que vamos á horta analisamos com os alunos o estado das plantas... pés e folhas para verificar se existem sinais de pragas e, ou doenças. Como é op primeiro ano que estamos a trabalhar neste espaço ainda não ocorreu nenhum a situação alarmante.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

.

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Atividades previstas para o fim do 2º período e 3ºperíodo

15.1. Link para a página da horta:

ainda a ser criado