Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2024/25
Escola EB 2,3 da Maia (Maia)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
Contamos também com a colaboração de algumas lojas que nos cedem vasos ou plantas.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
professores e assistentes operacionais. São limpos os canteiros da estufa; na horta, arrancadas as plantas infestantes. Sachamos e regamos de acordo com as necessidades. As tarefas são feitas de forma rotativa, semanalmente os alunos alternam as tarefas.
7. Como é feita a preparação do solo?
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Ervas aromáticas: arruda, orégãos, erva-príncipe, salsa e hortelã.
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
10. Apresentar um desenho/croqui da horta:
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Colocamos palha para reter a água no solo e proteger as plantas do calor.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
A horta escolar e o trabalho desenvolvido na estufa têm sido utilizados como uma abordagem alternativa para o desenvolvimento de competências sensoriais, cognitivas, comportamentais, emocionais e sociais dos alunos com necessidades especiais. A atividade realiza-se semanalmente ao longo do ano letivo, com a participação de cerca de 15 alunos, acompanhados por professores de educação especial, terapeutas e assistentes operacionais. Os alunos participam ativamente em todas as fases: sementeira, rega, transplante, manutenção, colheita e até a preparação de alimentos em atividades práticas de vida diária. É um trabalho muito sensorial e concreto, adaptado ao ritmo de cada um.
A atividade tem contribuído para uma maior valorização do trabalho prático e inclusivo, promovendo o bem-estar dos alunos e reforçando a ligação entre a escola e as famílias. As competências desenvolvidas na horta são muitas vezes transferidas para a sala de aula e para o quotidiano dos alunos. Muitas das atividades desenvolvidas na Sala de Apoio Estruturado são articuladas com o trabalho na horta, incluindo conteúdos de matemática, leitura e escrita.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
A confeção de pratos simples, como sopas, é uma extensão natural do trabalho desenvolvido na horta. Os legumes colhidos (espinafres, couves, abóboras, entre outros, por vezes cedidos pelos encarregados de educação) são levados para a Sala de Ambientes Domésticos, onde os alunos participam na sua preparação e confeção.
Desde a colheita até ao corte dos legumes e à preparação da refeição, os alunos são envolvidos em todas as etapas. Estas atividades práticas promovem a autonomia, a motricidade, a responsabilidade e hábitos de alimentação saudável. São também momentos de trabalho interdisciplinar, onde se aplicam conteúdos de matemática (medidas, contagens), ciências naturais (alimentos, plantas) e cidadania.
A atividade é realizada em articulação com o projeto de culinária. Até ao momento, foram confecionadas três sopas e doce de abóbora, integrando diferentes grupos de alunos em momentos distintos. As receitas e alguns produtos colhidos são partilhados com as famílias, reforçando a ligação escola-casa e valorizando o trabalho realizado pelos alunos.
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: