Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Escola EB 2,3 da Maia (Maia)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde 2015 que são feitas sementeiras e plantações na escola, contudo o espaço e a periodicidade foi variando, e há um par de anos retomou-se esta prática de forma mais regular. A estufa foi recuperada, permitindo o desenvolvimento das atividades ao longo

2. Área aproximada da horta (m²):

25

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

6

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Educação especial: alunos das salas de apoio estruturado

3.3. N.º de alunos envolvidos:

Cerca de 30

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

6

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias participam sempre que solicitadas e também por iniciativa própria, contribuindo com a oferta de sementes e plantas para o desenvolvimento da atividade. Recebem em casa os produtos colhidos pelos alunos. Foi também com ajuda de pais que se efetuaram as tabuletas direcionais de identificação dos espaços horta, estufa e canteiro das aromáticas.
Contamos também com a colaboração de algumas lojas que nos cedem vasos ou plantas.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A horta teve um impacto muito positivo nos alunos e na comunidade. Ao longo do ano, os alunos cuidaram das culturas, observaram o seu crescimento e levaram para casa espinafres, couves, alfaces e aromáticas. Os alunos com necessidades especiais participaram ativamente, desenvolvendo competências sensoriais, cognitivas e sociais. A comunidade envolveu-se com a oferta de plantas, a construção de uma tabuleta indicadora e, em colaboração com as famílias, está a ser feito um banco para apoio junto à horta.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção é feita pelos alunos das salas de ensino estruturado sempre com apoio e orientação dos
professores e assistentes operacionais. São limpos os canteiros da estufa; na horta, arrancadas as plantas infestantes. Sachamos e regamos de acordo com as necessidades. As tarefas são feitas de forma rotativa, semanalmente os alunos alternam as tarefas.

7. Como é feita a preparação do solo?

São retiradas as ervas e o solo arejado. É adicionado composto de estrume de cavalo para enriquecer o solo. É usada a borra de café e casca de ovo de acordo com as necessidades de cada cultura. Colocamos palha em algumas culturas para melhorar a fertilidade do solo.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é feita com materiais secos e verdes provenientes da própria escola (galhos e folhas secas dos espaços exteriores, restos de fruta dos lanches, restos de plantas da horta e da estufa; borra de café do bar dos professores.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alfaces, couves, favas, abóboras, curgetes, espinafres, cebolinho, morangos e tomateiros.
Ervas aromáticas: arruda, orégãos, erva-príncipe, salsa e hortelã.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Não é possível precisar a quantidade exata em quilos, uma vez que os produtos colhidos são frequentemente levados para casa pelos meninos em pequenos molhos. Entre os produtos colhidos, incluem-se couves, espinafres, favas, alface, aromáticas, mas a quantidade nunca é muito grande.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os produtos colhidos são colocados em saquinhos e enviados para casa com os alunos para que a família possa consumir. Ocasionalmente, alguns produtos são utilizados nas atividades de culinária, como na preparação de sopas e outros pratos simples.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Na estufa a rega é feita com borrifador ou regador. Na horta é usado regador e a mangueira que vem da estufa, contudo esta tarefa não foi possível durante todo o ano, uma vez que a queda de uma árvore conduziu à rutura de canalizações que forneciam água à estufa. Como alternativa, foi construído um sistema de rega gota a gota com a reutilização de garrafões.
Colocamos palha para reter a água no solo e proteger as plantas do calor.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, a monitorização é feita de forma regular, geralmente uma vez por semana, durante as tarefas de manutenção da horta e da estufa. Os alunos, com a orientação dos professores, observam as plantas, procurando sinais de pragas ou doenças nas folhas, caules e frutos.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Aulas na Horta e estufa
A horta escolar e o trabalho desenvolvido na estufa têm sido utilizados como uma abordagem alternativa para o desenvolvimento de competências sensoriais, cognitivas, comportamentais, emocionais e sociais dos alunos com necessidades especiais. A atividade realiza-se semanalmente ao longo do ano letivo, com a participação de cerca de 15 alunos, acompanhados por professores de educação especial, terapeutas e assistentes operacionais. Os alunos participam ativamente em todas as fases: sementeira, rega, transplante, manutenção, colheita e até a preparação de alimentos em atividades práticas de vida diária. É um trabalho muito sensorial e concreto, adaptado ao ritmo de cada um.
A atividade tem contribuído para uma maior valorização do trabalho prático e inclusivo, promovendo o bem-estar dos alunos e reforçando a ligação entre a escola e as famílias. As competências desenvolvidas na horta são muitas vezes transferidas para a sala de aula e para o quotidiano dos alunos. Muitas das atividades desenvolvidas na Sala de Apoio Estruturado são articuladas com o trabalho na horta, incluindo conteúdos de matemática, leitura e escrita.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Confeção de Sopas e Outros Pratos
A confeção de pratos simples, como sopas, é uma extensão natural do trabalho desenvolvido na horta. Os legumes colhidos (espinafres, couves, abóboras, entre outros, por vezes cedidos pelos encarregados de educação) são levados para a Sala de Ambientes Domésticos, onde os alunos participam na sua preparação e confeção.
Desde a colheita até ao corte dos legumes e à preparação da refeição, os alunos são envolvidos em todas as etapas. Estas atividades práticas promovem a autonomia, a motricidade, a responsabilidade e hábitos de alimentação saudável. São também momentos de trabalho interdisciplinar, onde se aplicam conteúdos de matemática (medidas, contagens), ciências naturais (alimentos, plantas) e cidadania.
A atividade é realizada em articulação com o projeto de culinária. Até ao momento, foram confecionadas três sopas e doce de abóbora, integrando diferentes grupos de alunos em momentos distintos. As receitas e alguns produtos colhidos são partilhados com as famílias, reforçando a ligação escola-casa e valorizando o trabalho realizado pelos alunos.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta:

https://padlet.com/apaula_duarte/horta-pedag-gica-cultivar-cores-e-sabores-p8ylsc8ozusohvby