Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Centro Educativo dos Olivais (Coimbra)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Existe desde 2010

2. Área aproximada da horta (m²):

Oito metros quadrados

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Formação Tecnológica de Operador de Jardinagem

3.3. N.º de alunos envolvidos:

7

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

0

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os produtos agrícolas são utilizados na alimentação, principalmente em sopas e saladas.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Semanalmente a manutenção da horta é realizada pelos formandos que integram o curso de Operador de Jardinagem conjuntamente com a formadora. Os jovens contribuem na manutenção da mesma, executando mondas, sachas, rega, etc.

7. Como é feita a preparação do solo?

Após a instalação dos canteiros, executados com madeira provenientes de paletes, foi feita a limpeza de ervas infestantes existentes no solo e o mesmo foi mobilizado com recurso a enxadas. Posteriormente, colocou-se solos/ composto resultante da compostagem, numa camada de cerca de 30 cm. Misturou-se substrato de origem vegetal, biológico e incorporou-se nos primeiros 15 cm e regularizou-se a superfície do solo com auxílio de ancinhos. Seguidamente, procedeu-se à plantação das diferentes espécies hortícolas, com auxilio de plantadores.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

É feita com material vegetal resultante de mondas e sachas, bem como material lenhoso resultante de podas efetuadas e ainda detritos de cozinha (Borras de café, cascas de legumes e frutas).

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Consociações instaladas:
Alho-francês, cenoura, couve e tomate.
Beterraba, espinafre, couve e morango.

Outras culturas instaladas:
Cebolinho, coentros, salsa, levístico e chuchu.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

1,5 Kg de Beterraba
1 Kg de Alho Françês
5 Kg de couve
2 Kg de morangos
Ervas aromáticas: Salsa, coentros e cebolinho.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Alimentação (Sopas e saladas)

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

É feita a recolha em poceiras.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

A monitorização é feita por observação visual, semanalmente. O controlo de pragas e doenças quando
necessário, é feito com recurso a macerados (urtiga, alho, etc.), pulverização de inseticida natural à base
de sabão azul, utilização de consociações e de plantas aromáticas.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Confeção de um bolo de chuchu.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Aula relativa às consociações hortícolas.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Fomenta a união dos alunos com vista ao objetivo final.

15.1. Link para a página da horta: