Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Jardim-Escola João de Deus - Matosinhos (Matosinhos)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Existiam pequenas hortas verticais nos anos transatos, no entanto, este ano, a partir do mês de setembro deu-se início à construção de uma horta maior, com vários canteiros grandes com um sistema de rega inteligente.

2. Área aproximada da horta (m²):

50 m

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

10

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Inglês, Estudo do Meio

3.3. N.º de alunos envolvidos:

todos os alunos da escola

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

3

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

-Aprendizagem sobre o ciclo de vida das plantas, a importância da agricultura sustentável e a valorização dos alimentos naturais/biológicos.
-O incentivo de hábitos alimentares mais saudáveis, pois os alunos consomem alguns alimentos que cultivam, compreendendo melhor a importância de uma dieta equilibrada.
-A horta tornou-se um espaço de convivência, onde alunos, professores interagem, fortalecendo laços e promovendo um sentido de pertença.
-Os projetos de horta escolar integram diversas disciplinas, como ciências, matemática, inglês, estudo do meio, tornando a aprendizagem mais prática, envolvente e significativa.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A distribuição das tarefas, assim como a manutenção geral da horta tem sido feita pelas professoras coordenadoras do Eco-escolas. Semanalmente diferentes alunos são divididos em pequenos grupos (com níveis escolares distintos). Cada grupo fica responsável por determinadas tarefas (regar, plantar, colher, tirar ervas), também elas rotativas.
Este ano foi experimental, uma vez que a nova horta foi construída de raíz. Futuramente cada turma será responsável por cada um dos canteiros para que a participação e o envolvimento dos alunos seja maior.

7. Como é feita a preparação do solo?

Numa primeira fase, o solo foi preparado por profissionais, até porque a horta foi criada de raíz. Construíram-se os canteiros e a terra foi posta lá dentro. O terreno onde ficam os canteiros grandes foi previamente limpo. A mobilização da terra foi feita pelos alunos e pela Dra. Cristina quando foram feitas as primeiras plantações. A fertilização através do composto ainda não foi realizada, uma vez que só existe compostor há relativamente pouco tempo.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Restos de comida da cantina.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Brócolos Alcachofra
Feijão verde rasteiro Amores Perfeitos
Rabanetes Alface
Pimentos Cenouras
Alho Francês
Plantas aromáticas (hortelã, tomilho, salsa)

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

200 gr. (Ainda não foi possível colher muitos alimentos).

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Consumo/"Degustação" dos alunos.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Com a ajuda da Dra. Cristina (Departamento Ambiental de Matosinhos) as plantas foram agrupadas de acordo com as suas necessidades hídricas para otimizar a rega. Cada canteiro tem um sistema de “rega” inteligente que permite poupar água e ter as plantas devidamente cuidadas. Quando há necessidade de rega manual (com regador/mangueira), esta é feita nos períodos de menor calor para evitar a evaporação excessiva, preferencialmente pelos alunos destacados para essa tarefa. São as coordenadoras que escolhem as equipas de rega semanalmente.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim é feita através de observação direta. Até agora não houve pragas ou doenças a registar.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

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13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

A atividade mais significativa foi realizada na horta pela Dra Cristina (Departamento do Ambiente da CM Matosinhos). A Dra Cristina explicou a alguns alunos de cada bibe como plantar corretamente cada planta/semente; falou sobre a manutenção de todas as plantas (sobretudo as aromáticas); explicou o papel dos insetos polinizadores e como controlar eventuais pragas.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Outra atividade importante foi a colocação de um compostor no espaço da horta. A criação do compostor foi impulsionada e dinamizada pelo 2º ano no âmbito de um desafio do Concurso do LIDL no qual estavam a participar. O compostor é obviamente importante para a manutenção de uma horta pela redução de resíduos, pela retenção da humidade e pelo fortalecimento do solo e ecossistemas.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Na horta também podemos encontrar casas de pássaros e hotéis de insetos.

15.1. Link para a página da horta: