Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Escola Básica Francisco Torrinha (Porto)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Setembro de 2019

2. Área aproximada da horta (m²):

<50m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ciências Natureza e Cidadania e Desenvolvimento

3.3. N.º de alunos envolvidos:

20

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

3

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

O contacto dos alunos/professores/técnicos operacionais nas tarefas da horta proporciona troca de saberes e o contacto com a terra. Os legumes da hortas são utilizados para a confeção de sopas e saladas na cantina da escola e os frutos colhidos são oferecidos aos alunos. Com a venda dos legumes junto da comunidade escolar são compradas novas plantas e ou sementes para futuras plantações e sementeiras.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Quando se torna oportuno e necessário os alunos e professores deslocam-se à horta para realizar a sua manutenção (remover ervas daninhas, plantação e sementeiras de novas culturas.
Os funcionários dentro das suas possibilidades colaboram e orientam professores e alunos nas diferentes atividades.

7. Como é feita a preparação do solo?

O solo é preparado sachando à superfície e removendo as ervas daninhas que vão posteriormente para o compostor. A fertilização é feita com o composto obtido e a borra do café consumido na escola.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é feita a partir dos resíduos vegetais da limpeza da escola (horta, pomar, jardim e folhas caídas das diferentes árvores existentes, bem como de resíduos trazidos de casas por alguns elementos da comunidades educativa.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

As culturas instaladas são as seguintes hortícolas: alface, repolho, cebolo, pencas, cenouras, pimentos, tomate, favas alho, feijão verde e ervas aromáticas.
As consociações instaladas são ervas aromáticas no mesmo espaço do que as couves e as alfaces. São colocados cravos charope nas bordaduras da horta/pomar.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Alface- 5 kg, repolho - 5 kg, cebolo 5 kg, pencas10 kg, cenouras 2 kg, pimentos - 2 kg, tomate 10 kg, favas- 15 kg alho 1 kg, feijão verde 3 Kg e ervas aromáticas 10 molhinhos.
Estas quantidades é uma estimativa tendo em consideração as sementeiras/plantações efetuadas ou a efetuar.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Utilização na cantina da escola.
Oferta e venda à comunidade educativa

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita essencialmente nos meses mais quentes, tendo a sensibilidade de ser realizada ao início do dia.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim é feita por observação, sempre que se está na horta.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Têm sido combatidas com receitas naturais. Para os caracóis e lesmas tem-se espalhado sal nas zonas frequentadas por estes. Para o piolhos das couves tem-se chorume de urtigas.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Duas vezes por semestre confeciona-se uma sopa com recurso aos legumes da horta.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Os alunos e professores seguindo as orientações dos técnicos operacionais deslocam-se á horta para fazer a sua manutenção, plantações e sementeiras.
Está prevista a realização de aulas com alunos do 2º ciclo.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Venda e oferta de produtos cultivados.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

A horta localiza-se num espaço com pouca exposição solar o que é um constrangimento. O solo tem vindo a ser melhorado gradualmente graças ao uso do fertilizante natural dos compostores existentes bem como o composto oferecido pela LIPOR- parceiro nesta atividade

15.1. Link para a página da horta: