Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Escola EB 2,3 João de Meira (Guimarães)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

8 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

Até 50 m²

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

5

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ciências da natureza, educação visual.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

20

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

5

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

1 vez de 15 em 15 dias.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os alunos aprendem na prática conteúdos de várias disciplinas.
Ao cultivaremos seus próprios alimentos, os alunos tornam-se mais conscientes sobre nutrição e têm mais interesse em consumir hortícolas, frutas,...
Cuidar da horta exige disciplina, rotina e cooperação.
A horta pode ser um espaço de convivência intergeracional.
Estimula práticas sustentáveis como compostagem, reaproveitamento de água da chuva e redução de lixo.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

O trabalho na horta estimula a responsabilidade, a cooperação e o respeito pelos outros e pelo ambiente. As tarefas eram divididas pelos intervenientes.
A construção de uma pequena estufa acolhe ervas aromáticas e a construção de um pequeno riacho que enriquece a experiência agrícola e deixa o local ainda mais bonito.

7. Como é feita a preparação do solo?

Primeiro foi feita a limpeza do terreno, de seguida fez-se a mobilização do solo, adicionou-se matéria orgânica (composto), mistura, nivelamento e plantação.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Colheita de cascas de frutas e vegetais na cantina e bar da escola.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Atualmente, a terra dá abrigo a alfaces, cebolas, nabos, morangos e um jardim perfumado de flores e de ervas aromáticas – salsa, coentros e tantas outras que enriquecem os nossos sentidos e sabores.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Ainda não foi contabilizado. O que se produziu até ao momento é em muito pequena quantidade.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Quando a horta começar a produzir numa quantidade mais relevante, poderão ser utilizados numa venda de produtos.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega acontece nos períodos mais frescos do dia, quase sempre de manhã.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sempre que os alunos realizam trabalhos na horta, observam atentamente cada folha, cada caule, cada sinal que a terra lhes dá. uma vez no mês.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta:

Não existe.