Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Jardins de Infância de Fazendas de Almeirim (Almeirim)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há mais de 10 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

30

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Conhecimento do Mundo

3.3. N.º de alunos envolvidos:

62

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

4

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Na altura de fazer as plantações foram convidados a vir arranjar o terreno e trouxeram as plantas e sementes.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

As crianças aprendem a valorizar os alimentos, têm conhecimento de como estes crescem, são responsabilizados pelo cuidado da horta. Os alimentos que são produzidos são consumidos na escola.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

As educadoras combinam entre si as tarefas a realizar e o dia a que cada turma vai fazer a manutenção.

7. Como é feita a preparação do solo?

O terreno inicialmente foi limpo, foi colocada terra própria para plantação e preparada com adubo biológico. Foi ainda feita uma pequena estufa de alfaces.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é feita com restos orgânicos como cascas de frutas, com folhas secas e aparas de lápis.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alfaces, tomates, pepinos, cenouras, morangos, feijões, couves, salsa, coentros, cebolinho, melão.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os produtos são consumidos na escola.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Sempre que necessário, usando primeiro a água recolhida da chuva e depois em caso de necessidade da rede.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não tivemos pragas nem doenças, apenas caracóis que vão sendo recolhidos.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: