Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2024/25
Escola EBI de Minde (Alcanena)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Motivação e envolvimento e inclusão de alunos com interesses divergentes dos escolares.
Sensibilização para uma alimentação mais saudável, biológica e sustentável.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Ocupação de intervalos e de tempos livres.
7. Como é feita a preparação do solo?
Fertilização - com o composto resultante da compostagem, cinza, borras de café, cascas de ovos.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Através dos contributos da comunidade a quem se solicita que forneçam cascas, borras de café e restos de alimentos e plantas.
Nota: Não conseguimos fazer compostagem com os resíduos da cantina, pois as refeições não são confecionadas na escola.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Foi criado um canteiro de aromáticas com salsa, tomilho (duas variedades), hortelã e hortelã pimenta, erva cidreira, lúcia-lima, salva e manjericão.
Árvores de fruto como laranjeiras, limoeiros e marmeleiros encontram-se em canteiros no espaço escolar.
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
Na mostra dos projetos interdisciplinares confecionaram-se sabonetes com limão e ervas aromáticas e águas aromatizadas com limão e hortelã pimenta.
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Não precisámos de fazer com frequência porque as condições atmosféricas não foram favoráveis ao desenvolvimento de pragas.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
As faveiras também apanharam piolho, mas como não afetou o crescimento da planta, uma vez que esta é bastante resistente e nessa altura as favas já estavam bastante desenvolvidas, decidimos manter esta simbiose e tivemos "ricas" favas.
Como na horta existem plantas ornamentais não houve pragas que justificasse tratamentos naturais.
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
A exposição foi apenas uma vez, os trabalhos foram elaborados pelos alunos das turmas envolvidas e foram apresentados à comunidade.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Em articulação com Cri@rte desenharam plantas e colaram peças florais.
As turmas realizaram este trabalho quando os conteúdos lecionados diziam respeito às plantas e aos fatores do meio.
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fizeram medições do perímetro e da área de diversos canteiros, tendo em conta que é um conteúdo de Geometria em que manifestam alguma dificuldade em fazer a distinção.
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
Frequentemente questionavam se podiam ir para a horta e nos intervalos gostavam de visitar o espaço.
15.1. Link para a página da horta: