Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Escola EBI de Minde (Alcanena)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há alguns anos, mas esteve parada entre 2023 e 2024.

2. Área aproximada da horta (m²):

35m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ciências Naturais, Cidadania e Desenvolvimento, Educação Tecnológica e Cri@arte

3.3. N.º de alunos envolvidos:

15

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Colaboração no fornecimento de ferramentas, de sementes, de plantas e outros recursos.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Rentabilização, manutenção e embelezamento do espaço escolar.
Motivação e envolvimento e inclusão de alunos com interesses divergentes dos escolares.
Sensibilização para uma alimentação mais saudável, biológica e sustentável.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

No horário da componente não letiva, os docentes responsáveis desenvolvem o projeto com os alunos que estão disponíveis.
Ocupação de intervalos e de tempos livres.

7. Como é feita a preparação do solo?

Limpeza e mobilização - utensílios agrícolas manuais;
Fertilização - com o composto resultante da compostagem, cinza, borras de café, cascas de ovos.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Resíduos da horta e dos restantes espaços verdes da escola.
Através dos contributos da comunidade a quem se solicita que forneçam cascas, borras de café e restos de alimentos e plantas.
Nota: Não conseguimos fazer compostagem com os resíduos da cantina, pois as refeições não são confecionadas na escola.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Na horta foram semeadas favas, alhos e ervilhas. Foram plantadas beterrabas, cebolas, bróculos, pepinos, alfaces, curgetes, morangueiros, aloé vera, xuxu, physalis, framboeseiras.
Foi criado um canteiro de aromáticas com salsa, tomilho (duas variedades), hortelã e hortelã pimenta, erva cidreira, lúcia-lima, salva e manjericão.
Árvores de fruto como laranjeiras, limoeiros e marmeleiros encontram-se em canteiros no espaço escolar.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Como a horta é pequena e queríamos mostrar aos alunos bastante biodiversidade, a produção acabou por ser pouca de cada variedade. Por exemplo, no caso das favas, das ervilhas e dos alhos guardámos as sementes para semear no próximo ano letivo.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Como já foi referido alguns produtos guardou-se a semente, outros foram distribuídos pela comunidade escolar.
Na mostra dos projetos interdisciplinares confecionaram-se sabonetes com limão e ervas aromáticas e águas aromatizadas com limão e hortelã pimenta.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Com regador quando recolhemos a água da chuva e também tem algumas plantas com rega gota-a-gota.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, através da observação direta e do combate direto.
Não precisámos de fazer com frequência porque as condições atmosféricas não foram favoráveis ao desenvolvimento de pragas.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Verificou-se no início a existência de bastantes caracóis mas iam-se apanhando e eliminando.
As faveiras também apanharam piolho, mas como não afetou o crescimento da planta, uma vez que esta é bastante resistente e nessa altura as favas já estavam bastante desenvolvidas, decidimos manter esta simbiose e tivemos "ricas" favas.
Como na horta existem plantas ornamentais não houve pragas que justificasse tratamentos naturais.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Não foi propriamente uma feira mas uma exposição dos materiais usados na horta, dos produtos colhidos, dos comedouros e bebedouros construídos em Cri@rte, dos sabonetes feitos nas aulas de Ciências Naturais, as águas aromatizadas, entre outros.
A exposição foi apenas uma vez, os trabalhos foram elaborados pelos alunos das turmas envolvidas e foram apresentados à comunidade.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

As aulas na horta, no âmbito das Ciências Naturais e tendo em conta as aprendizagens essenciais, basearam-se na identificação das plantas, em que os alunos pesquisaram com a aplicação PlantNet o nome científico das espécies existentes. Estudou-se a influência dos fatores do meio no desenvolvimento das plantas como a luz, temperatura e humidade. Os alunos puderam observar que as árvores do passeio envolvente, na Primavera, criavam bastante sombra nalguns canteiros sendo o desenvolvimento das plantas mais lento.
Em articulação com Cri@rte desenharam plantas e colaram peças florais.
As turmas realizaram este trabalho quando os conteúdos lecionados diziam respeito às plantas e aos fatores do meio.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Os alunos no âmbito da matemática, mais especificamente no tema "Dados" construíram questionários simples e com os dados recolhidos elaboraram gráficos no Excel.
Fizeram medições do perímetro e da área de diversos canteiros, tendo em conta que é um conteúdo de Geometria em que manifestam alguma dificuldade em fazer a distinção.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Foi muito interessante o envolvimento e colaboração dos alunos.
Frequentemente questionavam se podiam ir para a horta e nos intervalos gostavam de visitar o espaço.

15.1. Link para a página da horta: