Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Escola EBI de Minde (Alcanena)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há alguns anos, mas esteve parada entre 2023 e 2024.

2. Área aproximada da horta (m²):

35m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ciências Naturais, Cidadania e Desenvolvimento, Educação Tecnológica e Cri@arte

3.3. N.º de alunos envolvidos:

15

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Colaboração no fornecimento de ferramentas, de sementes, de plantas e outros recursos.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Rentabilização, manutenção e embelezamento do espaço escolar.
Motivação e envolvimento e inclusão de alunos com interesses divergentes dos escolares.
Sensibilização para uma alimentação mais saudável, biológica e sustentável.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

No horário da componente não letiva, os docentes responsáveis desenvolvem o projeto com os alunos que estão disponíveis.
Ocupação de intervalos e de tempos livres.

7. Como é feita a preparação do solo?

Limpeza e mobilização - utensílios agrícolas manuais;
Fertilização - com o composto resultante da compostagem.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Resíduos da horta e dos restantes espaços verdes da escola.
Através dos contributos da comunidade a quem se solicita que forneça cascas e restos de alimentos e plantas.
(Não conseguimos fazer compostagem com os resíduos da cantina, pois as refeições não são confeccionadas na escola.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Favas, alhos, ervilhas, alfaces, aromáticas, morangueiros e árvores de fruto (laranjeiras, limoeiros, marmeleiros espalhados no espaço escolar).

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Ainda não recolhemos nada este ano.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Distribuição pela comunidade escolar;
Confeção de sabonetes, de compotas e de águas aromáticas.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Regador quando não chove.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, através da observação direta e do combate direto.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: