Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Escola Básica Rui Martins (Figueira da Foz)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Esta é deste ano. Mas a escola já tem tido outras.

2. Área aproximada da horta (m²):

25m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

6

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do Meio e artes.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

87

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

3

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Duas a três vezes por período. ajudaram na decoração e limpeza dos espaços.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os alunos comem os frutos, levam para casa temperos e adoram ver o que plantam a crescer. No dia de regar, todos querem participar. Temos sempre que estipular qual a turma desse dia.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Cada semana trata uma turma.

7. Como é feita a preparação do solo?

Tudo de forma biológica, sem adubos. Os alunos retiram as ervinhas, cuidam, regam.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Com os restos das frutas que comem, com os restos do refeitório e com as folhas e ervas que retiram dos espaços de jardim da escola.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Couves, várias aromáticas, morangueiros, tomateiros, nespereira, pessegueiro, pereira, figueira, alho francês, feijoeiros, entre outras.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

nêsperas, + 20 kg, figos 10 kg, morangos2 a 3 kg, couves - 20 unidades, alho - 3 unidades, feijão 250gr.
salsa, coentros cebolinho, alecrim, poejo,... vários raminhos.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Consumo dos alunos, famílias, professores e assistente e quem nos visita.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Já foi solicitado à CM contentores para recolha da mesma, mas após vários meses continuamos sem resposta.
Só temos recolha com garrafões em dias de chuva.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Aulas na horta, os alunos aprendem como cuidar das plantações, preocupações com o ambiente e com um alimentação saudável, manutenção dos espaços que se tornaram seus. Observar e aprender a valorizar. Desenhar e representar o que veêm.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Festividades que acontecem em torno do que se colhe. Dia da Árvore, Dia da Alimentação, Início da Primavera, Dia Eco Escolas / Bandeira Verde, entre outras em que se aborda a temática BIO.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: