Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2024/25
Escola EB 2,3 D. Afonso, Conde de Ourém (Ourém)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Reforço da ligação à natureza.
Maior conhecimento de espécies vegetais e de práticas agrícolas, designadamente a biológica.
Consciencialização de que as matérias estudadas estão relacionadas com a vida prática.
Reconhecimento da importância das plantas, do solo e da água, como recursos naturais.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Realização de atividades práticas nas aulas de Ciências Naturais utilizando feijões (germinação);
Transplantação dos feijoeiros germinados e desenvolvidos para a horta;
Transplantação de plântulas de beterrabas, couve-galega e alface roxa para vasos (garrafas de PET reutilizadas) e colocação nos canteiros da horta;
Regar - pelos alunos, professores e funcionários
Colher - alunos e professores
7. Como é feita a preparação do solo?
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
10. Apresentar um desenho/croqui da horta:
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Os alunos (3 turmas do 8º ano) tiveram a possibilidade de realizar atividades experimentais nas aulas e depois ter atividades no exterior, utilizando o espaço exterior como complemento do laboratório e funcionando com Laboratório de Aprendizagem.
A atividade fomenta a sensibilização para a natureza e oportunidades práticas de aprendizagem (Hands on).
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: