Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Escola Básica e Secundária de Ourém (Ourém)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

4 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

50 metros quadrados

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

6

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ciências Físico-Químicas; Ciências Naturais; Matemática; Biologia e Geologia.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

50

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

5

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias não estão envolvidas a nossa horta,

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os alunos da educação especial têm canteiros na nossa estufa onde cultivam vários legumes e plantas: alfaces, morangos, etc.
Foram vários projetos na escola em que um dos pontos de passagem era a nossa bio-horta: Os alunos tinham atividades para desenvolver na estufa ou no local de compostagem.
Houve um projeto cujo objetivo era fazer plantação de ervas aromáticas.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é feita pelos professores envolvidos e alunos do clube que se preocupam em manter limpos os canteiros e as plantas devidamente regadas e cultivadas. Os alunos e professores envolvidos vão se revezando nas tarefas.
Ao longo deste ano letivo a nossa horta expandiu-se para o exterior onde os alunos e professores responsáveis continuam a fazer horários nos quais têm que tratar das plantas, nomeadamente rega e manutenção.

7. Como é feita a preparação do solo?

O solo e os canteiros da horta, numa fase inicial, são limpos de todas as ervas e plantas mortas. Posteriormente a terra é remexida e fertilizada com composto que é produzido no nosso compostor e depois preparada para receber as plantas.
Também vamos buscar solo arável à floresta que existe nas proximidades da escola para melhorar a qualidade do solo da nossa escola, que é muito arenoso.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

O composto é produzido a partir da recolha das folhas das árvores no outono e com os restos de legumes provenientes da cantina. O lixo orgânico proveniente do bar da escola também é colocado no compostor.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Temos morangueiros, cebolas, couves e alfaces em consociação.
Temos também melancias, espinafres.
No interior da estufa temos tomateiros, pimenteiros, alfaces, beringelas, algumas ervas aromáticas, feijões, favas, entre outras.
No exterior da estufa na expansão que foi feita temos Árvores: Limoeiro, laranjeira e medronheiro e fizemos a plantação de várias espécies de ervas aromáticas: Poejo; orégãos; Arruda, alfazema, Caril, Lúcia Lima, alecrim, entre outras.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

10 Kg aproximadamente, após a realização de todas as culturas.
Favas, ervilhas, alfaces, morangos, couves, coentros, entre outros.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

São trocados por produtos não perecíveis que são doados a instituições de caridade da zona.
Os produtos da horta também foram usados na produção de uma ementa mediterrânica nomeadamente "As favas à portuguesa".

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega durante o período do dia em que não faz muito sol; de manhã ou ao fim da tarde e de forma a minimizar o consumo de água. Já estamos a usar o sistema que recolhe a água da chuva para a rega das plantas da horta.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Verificamos periodicamente a existência de pragas e doenças. As pragas que surgiram foram controladas recorrendo a processos biológicos.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Tivemos um problema com as lagartas das borboletas nas couves que foram controladas usando farinha. As folhas foram cobertas com farinha o que de alguma forma afastou as lagartas.
Também tivemos problemas com caracóis que foram combatidos usando cinza.
Tivemos também alguns problemas nos canteiros com larvas que comiam os caules das plantas. Estas foram neutralizadas cavando os canteiros e apanhá-las individualmente.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Através da produção de favas da horta confecionamos um prato de dieta mediterrânica.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

A horta foi usada como estação (ponto de paragem) no rally da sustentabilidade onde os alunos plantaram várias espécies de ervas aromáticas.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Os alunos da educação especial mantêm 2 canteiros onde vão cultivando algumas hortaliças e plantas.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

A horta biológica é usada pelos alunos de ciências para estudarem fatores bióticos e abióticos e o desenvolvimento das plantas.
É usada também pelos alunos de educação especial para fins terapêuticos.

15.1. Link para a página da horta: