Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2024/25
Escola Básica e Secundária de Ourém (Ourém)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Foram vários projetos na escola em que um dos pontos de passagem era a nossa bio-horta: Os alunos tinham atividades para desenvolver na estufa ou no local de compostagem.
Houve um projeto cujo objetivo era fazer plantação de ervas aromáticas.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Ao longo deste ano letivo a nossa horta expandiu-se para o exterior onde os alunos e professores responsáveis continuam a fazer horários nos quais têm que tratar das plantas, nomeadamente rega e manutenção.
7. Como é feita a preparação do solo?
Também vamos buscar solo arável à floresta que existe nas proximidades da escola para melhorar a qualidade do solo da nossa escola, que é muito arenoso.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Temos também melancias, espinafres.
No interior da estufa temos tomateiros, pimenteiros, alfaces, beringelas, algumas ervas aromáticas, feijões, favas, entre outras.
No exterior da estufa na expansão que foi feita temos Árvores: Limoeiro, laranjeira e medronheiro e fizemos a plantação de várias espécies de ervas aromáticas: Poejo; orégãos; Arruda, alfazema, Caril, Lúcia Lima, alecrim, entre outras.
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
Favas, ervilhas, alfaces, morangos, couves, coentros, entre outros.
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
Os produtos da horta também foram usados na produção de uma ementa mediterrânica nomeadamente "As favas à portuguesa".
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
Também tivemos problemas com caracóis que foram combatidos usando cinza.
Tivemos também alguns problemas nos canteiros com larvas que comiam os caules das plantas. Estas foram neutralizadas cavando os canteiros e apanhá-las individualmente.
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
É usada também pelos alunos de educação especial para fins terapêuticos.
15.1. Link para a página da horta: