Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Escola EB1/JI Estrada - Varziela (Felgueiras)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

3 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

até 50m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

9

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do Meio e Oferta Complementar

3.3. N.º de alunos envolvidos:

165

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

10

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias participam na aquisição de plantas, legumes, hortaliça para plantar. São chamadas quando é necessário remover/ remexer a terra, para podar as árvores de fruto ou /e quando é necessário melhorar ou reparar as vedações.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A horta é um dos locais em que os alunos gostam de «trabalhar» quando é preciso retirar ervas, semear / plantar e os produtos colhidos são comidos nas refeições na cantina.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A horta é dividida por canteiros e, cada turma fica responsável pelo «seu».

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza e mobilização é feita pelas auxiliares e pais visto a necessidade de uso e manipulação de ferramentas. As crianças retiram as ervas.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é feita com resto da comida da cantina, cascas e resto da fruta escolar (fornecida pela CMF) e resto de café retirados das cápsulas das professores e auxiliares.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Semeam-se legumes (vários tipos de alface, couves, feijões, batatas, tomates, beterrabas) e ervas aromáticas.
Planta-se lavanda, girassóis e jarros para as abelhas.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Devido às más condições climatéricas, os produtos hortícolas foram cultivados tardiamente.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os produtos da horta são comidos na refeições servidas aos alunos.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Recolhe-se a água com recurso a um depósito, à posteriori a água é utilizada na rega da horta e do jardim.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

As auxiliares / pais costumam verificar se as plantas estão a sofrer de pragas ou doenças.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

A remodelação da Horta ficou a cargo de alguns E.E./ pais e avó e professora da turma do 4º ano. Devido às más condições climatéricas (muita chuva) este trabalho foi atrasado e, está ainda em fase de acabamento.
Os alunos retiram todas as plantas / produtos que davam para reaproveitar.
A vedação de paletes foi retirada por pais / E.E. e foi substituída por pneus, que foram enterrados e pintados.
Foi pedido a toda a comunidade escolar para recolher garrafas de plástico, que depois de lavadas e retirados os rótulos, foram utilizadas para a construção / formação dos canteiros.
Foi pedido à Junta de Freguesia substrato, visto que a terra da horta e pomar é terraço, para compor os canteiros.
De seguida, cada turma pediu aos alunos para trazerem sementes/ plantas para se colocarem nos canteiros.
Do jardim interior, foi replantado uma japoneira no espaço junto à Horta pois estava num vaso que se tornou pequeno para o seu desenvolvimento saudável.
Com três pneus está ser construído um «poço», que levará umas flores no pneu de cima e um telhado feito com garrafas de plástico. Ao lado desse poço será colocado um espantalho feito pela Associação de Pais.
Foi feita uma tabuleta, com uma mensagem de preservação do espaço com recurso à reciclagem de uma estante e feita uma nova mascote «Cuscas», que foram colocadas à entrada da Horta.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

A remodelação do Pomar Comunitário ficou a cargo de alguns E.E./ pais e avó e professora da turma do 4º ano. Devido às más condições climatéricas (muita chuva) este trabalho foi atrasado e, está ainda em fase de acabamento.
Foi pedido a um vendedor de pneus a doação de pneus usados, que depois de lavados e pintados, foram utilizadas para refazer o pomar.
Foi plantada uma figueira, foi feita uma lagarta com pneus para servir de divisão entre o recreio e o pomar. Cada pneu foi utilizado como «vaso» para replantar suculentas (do jardim interior) e foram adquiridas flores, para dar mais cor.
Foi pedido à Junta de Freguesia substrato, visto que a terra do pomar é terraço, para compor os pneus.
Do jardim interior, foi replantado um carvalho de jardim no espaço junto ao Pomar, pois estava num vaso que se tornou pequeno para o seu desenvolvimento saudável.
Foi pedido aos E.E / pais para contribuírem com pedras para colocação no pomar, por cima de uma tela, para evitar o crescimento de ervas. Algumas dessas pedras foram pintadas por todos os alunos, do J.I. e do 1º CEB, outras ficaram no seu tom natural.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Agora na Primavera os alunos vão regar as plantas logo cedo pela manhã e tratam da limpeza do espaço, verificando se há lixo pelo chão.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: