Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2024/25
Escola EB1/JI Estrada - Varziela (Felgueiras)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
7. Como é feita a preparação do solo?
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Planta-se lavanda, girassóis e jarros para as abelhas.
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
10. Apresentar um desenho/croqui da horta:
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Os alunos retiram todas as plantas / produtos que davam para reaproveitar.
A vedação de paletes foi retirada por pais / E.E. e foi substituída por pneus, que foram enterrados e pintados.
Foi pedido a toda a comunidade escolar para recolher garrafas de plástico, que depois de lavadas e retirados os rótulos, foram utilizadas para a construção / formação dos canteiros.
Foi pedido à Junta de Freguesia substrato, visto que a terra da horta e pomar é terraço, para compor os canteiros.
De seguida, cada turma pediu aos alunos para trazerem sementes/ plantas para se colocarem nos canteiros.
Do jardim interior, foi replantado uma japoneira no espaço junto à Horta pois estava num vaso que se tornou pequeno para o seu desenvolvimento saudável.
Com três pneus está ser construído um «poço», que levará umas flores no pneu de cima e um telhado feito com garrafas de plástico. Ao lado desse poço será colocado um espantalho feito pela Associação de Pais.
Foi feita uma tabuleta, com uma mensagem de preservação do espaço com recurso à reciclagem de uma estante e feita uma nova mascote «Cuscas», que foram colocadas à entrada da Horta.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Foi pedido a um vendedor de pneus a doação de pneus usados, que depois de lavados e pintados, foram utilizadas para refazer o pomar.
Foi plantada uma figueira, foi feita uma lagarta com pneus para servir de divisão entre o recreio e o pomar. Cada pneu foi utilizado como «vaso» para replantar suculentas (do jardim interior) e foram adquiridas flores, para dar mais cor.
Foi pedido à Junta de Freguesia substrato, visto que a terra do pomar é terraço, para compor os pneus.
Do jardim interior, foi replantado um carvalho de jardim no espaço junto ao Pomar, pois estava num vaso que se tornou pequeno para o seu desenvolvimento saudável.
Foi pedido aos E.E / pais para contribuírem com pedras para colocação no pomar, por cima de uma tela, para evitar o crescimento de ervas. Algumas dessas pedras foram pintadas por todos os alunos, do J.I. e do 1º CEB, outras ficaram no seu tom natural.
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: