Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Escola EB1/JI Porto Pinheiro (Odivelas)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

9 MESES

2. Área aproximada da horta (m²):

12 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

16

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Cidadania e Desenvolvimento e Estudo do Meio

3.3. N.º de alunos envolvidos:

260

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias enviaram espécies hortícolas para serem plantadas na horta e sacos de terra e composto.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Observação do desenvolvimento e crescimento das plantas.
Responsabilidade em cuidar, regar, mondar...

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da hora é efetuada em escala distribuída pelas turmas, em determinados horários.

7. Como é feita a preparação do solo?

Esta horta é nova na nossa escola, pois até ao ano letivo passado tinhamos um espaço de horta na horta comunitária que ficava fora do recinto escolar. Contudo, e tendo em conta as dificuldades sentidas nas idas à horta, optamos por construir uns canteiros de horta no jardim e recreio da escola, facto que melhorou o acompanhamento por parte dos alunos.

A preparação do solo foi realizada da seguinte forma: foi colocado e misturados diferentes solos com composto, de modo a tornar o solo fértil.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Com os restos orgânicos dos lanches.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alfaces
couves
alho francês
cebolas

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

80 alfaces
60 couves
120 cebolas
20 alhos

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Foram vendidos aos pais no Dia da Família e o restante consumido em sopa e salada, no refeitório.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

De manhã e ao fim da tarde.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Formigas

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Aulas na horta

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

colheita das alfaces

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Confeção de saladas no refeição

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta:

https://www.facebook.com/EBportopinheiro/