saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Desde 2009
2. Área aproximada da horta (m²):
20m²
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
8
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
Integra-se em todas as áreas curriculares
3.3. N.º de alunos envolvidos:
80
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
16
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
Todas as semanas recebem registos fotográficos das atividades realizadas com os seus educandos;
São convidados a comprar alguns produtos da horta pedagógica (couves, grelos, espinafres, alfaces);
Contribuem com a oferta de sementes ou plantas;
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
O maior impacto é o do reconhecimento da sustentabilidade e o respeito pela natureza;
As crianças depois reconhecem e procedem a degustação dos produtos que colhem;
Podem observam ecossistemas in loco;
Passam a compreender quais os cuidados a ter com a manutenção da horta: Preparar o solo, cultivar, identificar, ver o seu crescimento, amarar se necessário, colocar suportes se necessário, regar, remover as ervas circundantes, manter e colher os produtos.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Cada sala usufrui da cozinha de lama e da horta pedagógica com a periodicidade de uma vez por semana, pelo que, no seu dia realizam a manutenção das partes correspondentes da horta, procedendo à sua rega, remoção de ervas e verificação das necessidades da mesma.
7. Como é feita a preparação do solo?
No inicio do ano um jardineiro procede à preparação dos solos e dos canteiros mediante os interesses dos grupos, sendo que ao longo do ano as educadoras e técnicas procedem ao cultivo e manutenção dos mesmos com o auxilio das crianças. O solo é fertilizado com composto orgânico, solicitado a ARM e com bosta de cavalo e estrume de cabras (disponibilizado pelas educadoras). Temos ao dispor enxadas, foices e pás de plástico para as crianças ajudarem nos cultivos e na limpeza dos canteiros.
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Água, cascas de frutas, folhagens, terra, flores secas, borra de café e cascas de ovos.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Ao longo do ano cultivaram-se diversas consorciações de culturas na horta pedagógica sendo estas:
Favas, alface e tomate;
Couves, alface e pimentão,
Espinafres e feijão verde,
Boldo, lavanda, alecrim e salva;
Orégãos, hortelã, maracujazeiro e asclépia.
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
Feijão verde, alfaces, favas e hortelã cerca de 2kg;
Couves e espinafres cerca de 4kg
Orégãos, milho doce, tomates e pimentão cerca de 500gr
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
Alguns produtos são vendidos às colaboradoras e Encarregados de Educação e os restantes são utilizados para confecção de refeições e para degustação das crianças.
10. Apresentar um desenho/croqui da horta:
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
A água é recolhida por recipientes e depois é reutilizada para regar os produtos da horta e para encher os bidões da cozinha de lama.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Sim sempre que vamos à horta verificam-se o estado das culturas e verificamos mediante o crescimento das culturas se estas existem. Pelo que, todas as semanas o fazemos.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
Tais como manchas pretas nas folhas, lagartas, pulgões, sapos e formigas. Plantamos mais couves para que as lagartas as procurassem em vez de outras culturas, voltamos a preparar os solos e juntamos algumas minhocas, deitamos cinza em copos de iogurte e pulverizamos algumas culturas com sabão azul. As formigas foram combatidas e algumas das plantas com manchas recuperaram.
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Uma das atividades mais significativas da horta pedagógica foi a observação de ecossistemas, sendo o mais significativo o ciclo das lagartas monarcas. Em que as crianças puderam observar a colocação dos ovos por parte das monarcas nas asclépias, seguindo-se a observação do crescimento das lagartas, formando-se depois no casulo e eclodindo novamente as lagartas. As crianças de todas as salas de transição e jardim realizaram a criação de lagartas monarcas e de lagartas Vanessa Vulcania nas salas, verificando e consolidando o ciclo da borboleta, tendo também a responsabilidade de lhes dar de comer e de limpar as suas caixas diariamente. Sendo depois apresentada uma exposição acerca do jardim polinizador que dará ênfase a este polinizador tão importante da nossa horta pedagógica.
Atividade 2:
Descrição:
Outra das atividades mais significativas da nossa horta é a cozinha de lama, sendo este um espaço dedicado ao faz de conta e ao brincar livre em contexto exterior. Este espaço é um prolongamento da horta pedagógica e é um espaço ao qual as crianças usufruem uma vez por semana durante as manhãs. Aqui as crianças brincam na terra, removem ervas para brincarem e também procedem à manutenção da horta à vez.
Atividade 3:
Descrição:
Outra das atividades referidas é a confeção de comida, sendo que, as crianças comem toda a banana biológica proveniente de três bananeiras, sempre como sobremesa. As crianças gostam de colher os produtos que cultivaram e têm interesse em o provar pelo que realizamos algumas saladas com a alface, pimentão e tomate. Atendendo a que as sopas já nos chegam confeccionadas vendemos aos encarregados de educação couves, feijão verde e espinafres para que possam confeccionar as sopas em casa com os seus educandos. As favas foram a cultura que mais produto deu, pelo que os grupos apanharam as favas e descascaram-nas aguardando pela apanha total, procedendo depois à sua cozedura em guisado e depois degustada por todas as crianças e colaboradoras do infantário. Demonstrando assim às crianças a origem dos alimentos que comem. Todas as semanas as crianças bebem chá no infantário e por vezes fazemo-lo com a hortelã da nossa horta.
15. Outros aspetos de realce da horta:
A nossa horta é parte integrante de toda a aprendizagem preconizada no nosso estabelecimento
15.1. Link para a página da horta: