Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Escola EB 2,3 D. João II- Santarem (Santarém)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde março de 2025

2. Área aproximada da horta (m²):

10 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

6

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ciências da Natureza, Matemática e Português

3.3. N.º de alunos envolvidos:

12

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

0

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A Horta tem como objetivo incentivar a hábitos alimentares saudáveis, a educação ambiental, promover o trabalho em equipa e o conhecimento do contexto real, envolvendo, em simultâneo, diferentes áreas científicas e do saber.
Os alunos ficam familiarizados com os alimentos, são incentivados ao consumo de vegetais, bem como ao cuidado e manutenção dos mesmos e do espaço onde estão. É um momento em que desenvolvem a capacidade de trabalho em equipa, no qual vão interagindo entre si, desenvolvendo também a sociabilidade. Promove a destreza motora, a capacidade de adquirir e construir conhecimento em contexto real (observar o desenvolvimento de cada uma das plantas até ao nascimento da flor e, posteriormente, do seu fruto), promove ainda a perceção sensorial e a inclusão na medida em que há alunos com diferentes necessidades específicas que vão participando e interagindo entre si, na manutenção da horta.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Consoante a frequência dos alunos no CAA, estes vão cuidado diariamente da horta regando e tirando as ervas.

7. Como é feita a preparação do solo?

 O solo foi limpo, mobilizou-se terra do solo para formar os canteiros, não houve fertilização

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

 A escola tem um compostor, onde se colocam os residuos verdes e amarelos do jardim e horta

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

 alface, tomateiro e pepino

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

 10 kg

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

consumo pelos alunos e comunidade escolar

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Os alunos são escalados para regar a horta sempre que necessário.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

 semanalmente é verificada a existência de pragas e são removidas manualmente

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: