Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Escola Profissional de Odemira (Odemira)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há mais de 10 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

200m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Mecanização Agrícola/ Produção Agricula

3.3. N.º de alunos envolvidos:

20

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Pelo menos, uma vez em cada período, os alunos trazem sementes e podas de produtos que têm na sua horta familiar.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os alunos ocupam o seu tempo a praticar a atividade agrícola, ainda conseguem vender alguns produtos biológicos aos professores e funcionários e com esse dinheiro voltam a investir em plantas e sementes hortícolas.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Os professores da área técnica dispõem de horas práticas nas suas disciplinas para limpar e preparar os terrenos pelo menos três vezes por semana.

7. Como é feita a preparação do solo?

Para a limpeza do solo é feita monda manual, utilização de moto cultivador para revirar a terra e é utilizado o estrume de ovelha para fertilizar o solo.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Batata, couve, favas, ervilhas, alfaces, pepinos, bróculos.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Em média, de 30kg de produtos colhidos mensalmente.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Cantina da escola;
Venda à comunidade escolar.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita de forma manual.
No período de verão esta é feita durante a manhã ou ao final do dia e no período de inverno quase não existe necessidade de rega.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Trimestralmente.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Ao longo do ano letivo, os alunos colhem produtos da horta que são utilizados na cantina da escola e alguns são vendidos à comunidade escolar.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: