Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Escola Secundária de André de Gouveia (Évora)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

2 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

360 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

4

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Disciplina de Produção Agrícola do Curso Profissional Técnico de Agropecuária

3.3. N.º de alunos envolvidos:

50

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

0

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Para os alunos do Curso Profissional Técnico de Agropecuária é essencial ter uma área a escola com ponham em prática os conceitos técnicos da disciplina de Produção Agrícola. A produção de produtos hortícolas em modo de produção biológico serviu como valorização dos trabalhos agrícolas numa faixa etária em o trabalho agrícola não é muito valorizado. Os alunos sentiram orgulho no produto final do seu trabalho.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A organização e planificação da horta, hortícolas a plantar ou semear e as rotações foi feita pelos alunos as aulas teóricas dos módulos de Produção Agrícola. Depois dessa planificação todos as atividades realizadas na horta forma feitas tem tempos práticas dessa disciplina.

7. Como é feita a preparação do solo?

A mobilização do terreno foi feita manualmente pelos alunos nas aulas, para o controle de insfetantes foi instalado plástico preto nalguns camalhões noutros foi realizado o controle de infestante através da sacha do terreno, a fertilização foi realizada com o composto orgânico existem na horta do ano letivo anterior.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Foi instalado um compostor com paletes e a compostagem feita com os detritos vegetais da horta e do restante espaço da escola.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Couves, várias variedades, leguminosas, fava, ervilha e feijão, cenoura, cenoura, espinafre, salsa e coentros, beterraba e rabanetes, melão, abóbora e melancia, rúcula. Foi utilizado o critério nas rotações das Raizes/Frutos/Folhas.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Aproximadamente 100 kg

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Alguns produtos forma destinados à cantina da escola. Os restantes foram vendidos semanalmente aos professores da escola, sendo o montante desta venda destes produtos destinado à compra de plantas de viveiro para instalar na horta.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A gestão da água é feita através do sistema de rega gota-a-gota.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

A monitorização de pragas e doenças é feita através da observação visual dos órgãos das plantas. A observação é feita semanalmente servindo como demonstração prática de conteúdos de módulos lecionados como os módulos de Culturas Hortícolas e Florícolas e do módulo de Proteção Integrada.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Feira na comunidade - foram semanalmente venda de produtos aos docentes da escola, utilizando caixotes de madeira, na sala de professores, para exposição dos produtos recolhidos durante a semana.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Aulas na horta - foram realizadas inúmeras aulas na horta da escola. O principal objetivo da instalação desta horta na escola é a realização de aulas práticas aos alunos do Curso Profissional Técnico de Agropecuária.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

A Instalação do compostor que vai permitir fazer compostagem para a fertilização orgânica do solo com este composto no próximo ano letivo. No compostor são colocados os resíduos vegetais da horta e dos restantes espaços verdes da escola.

15.1. Link para a página da horta: