Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Escola EB 2,3 Febo Moniz (Almeirim)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Já tivemos uma pequena horta há alguns anos, mas nunca teve uma organização como a que temos este ano letivo.

2. Área aproximada da horta (m²):

25

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Curso PIEF e Unidade de Multideficiência

3.3. N.º de alunos envolvidos:

15

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias ajudaram na seleção e recolha de sementes e plantas para a horta.
Forneceram também algumas das alfaias agrícolas utilizadas.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os alunos mostraram-se bastante recetivos porque este projetos envolveu uma turma de alunos PIEF e os alunos com necessidade educativas especiais que fazem parte da Unidade de Multideficiência. São alunos com muitas dificuldades de aprendizagens e com interesses divergentes dos escolares. Estes alunos viram este projeto como uma oportunidade para realizar atividades fora da sala de aula que se tornaram bastante cativantes e motivadoras.
Para além disso, os produtos obtidos na horta serão utilizados na confeção de refeições realizadas pelos próprios alunos no refeitório escolar e partilhados com a comunidade escolar (saladas) e serão vendidos na comunidade escolar: alunos, professores a assistentes operacionais.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é feita frequentemente pelo docente Júlio Vera Cruz, professor do curso PIEF que em conjunto com a turma planifica e realiza as diferentes atividades de preparação do local, das sementeiras e manutenção das culturas.
A venda dos produtos obtidos está a cardo do professor Júlio e das docentes da Educação Especial que fazem parte da Unidade de Multideficiência e dos alunos.

7. Como é feita a preparação do solo?

Inicialmente foi feita a limpeza do espaço escolhido, preparação da terra, com fertilização natural e divisão do espaço pelas culturas escolhidas.
Simultaneamente o espaço foi limitado por uma cerca de arame para proteger as culturas e o espaço de modo a não ser evadido e destruído.
Na fase de crescimento e manutenção das ervas daninhas foi mais trabalhoso e exigiu mais trabalho, pois no período de inverno as plantas tiveram um crescimento lento devido às condições meteorológicas pouco favoráveis.
Todo as tarefas foram realizadas sempre em conjunto com os alunos e supervisionadas pelo professor Júlio.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

O professor dinamizador possui horta em casa e tem um compostor que fornece compostagem para a horta, uma vez que não existe compostor na escola.
A compostagem utilizada é feita de restos de vegetais e frutas acumuladas num compostor.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

A nossa horta teve uma grande variedade de plantações: alfaces, couves, cebola roxa, curgete, abóboras, alho francês e batata doce.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

5 kg de alho francês;
4,5 kg de cebola roxa;
12 kg de curgete;
5 kg de alface;
3 kg de couves;
Ainda não conseguimos quantificar exatamente quantos kg de abóbora e batata doce iremos apanhar pois estas 2 plantações ainda não foram colhidas, mas prevemos apanhar 10 a 15 kg de abóbora e 2 a 3 kg de batata doce aproximadamente.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Estes produtos serão levados para o refeitório da escola e serão consumidos pela comunidade escolar onde serão consumidos como saladas e os restantes produtos serão vendidos à comunidade escolar (alunos, professores e assistentes operacionais). As receitas obtidas serão para pagamento das despesas realizadas e o restante será doado à Unidade de Multideficiência para realização de atividade várias com os alunos NEE.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Na estação do inverno não houve necessidade de regar a horta uma vez que este ano houve um longo período de chuvas e em quase todos os meses choveu o suficiente para manter a horta com água mais que suficiente para as plantações se manterem regadas.
Na primavera, sempre que foi necessário foi utilizada a água da rede e alguma água recolhida da chuva.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

O professor Júlio foi sempre realizando um acompanhamento e uma recolha da informação das pragas e doenças encontradas.
Essa informação foi recolhida semanalmente uma vez que o professor Júlio tem um horário que permite ter um acompanhamento permanente da nossa horta biológica.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Nada a referir até ao momento.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

Nada a referir.

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Relativamente às aulas na horta em Ciências Naturais e Oficina das Ciências foi feita inicialmente o reconhecimento do espaço e dado a informar aos alunos que se iria realizar naquele local uma horta da escola, realizada pelos alunos PIEF mas que todos os alunos poderiam colaborar e proteger.
Posteriormente os alunos foram visualizar o início dos trabalhos e a planificação do espaço.
Mais tarde, já em fase de crescimento, os alunos foram identificar as culturas presentes na horta e colocaram diversas questões sobre as plantas durante uma saída de campo realizada.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Nas aulas de Ciências Naturais e Oficina das Ciências foram realizadas saídas de campo sobre o tema da biodiversidade onde foram também identificados os seres vivos (animais e plantas) que se encontravam na horta e no seu ambiente envolvente. Nesta atividade tivemos como recurso digital o telemóvel com a aplicação PlantNet que permitiu identificar as diferentes espécies animais e vegetais encontradas.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

As atividades realizadas pelos alunos da turma PIEF decorreram durante as aulas de Formação Vocacional sendo por isso bastante motivadoras e permitiram aprendizagens ativas e proveitosas por parte dos alunos.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: