Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2024/25
Escola EB 2,3 Febo Moniz (Almeirim)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
Forneceram também algumas das alfaias agrícolas utilizadas.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Para além disso, os produtos obtidos na horta serão utilizados na confeção de refeições realizadas pelos próprios alunos no refeitório escolar e partilhados com a comunidade escolar (saladas) e serão vendidos na comunidade escolar: alunos, professores a assistentes operacionais.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A venda dos produtos obtidos está a cardo do professor Júlio e das docentes da Educação Especial que fazem parte da Unidade de Multideficiência e dos alunos.
7. Como é feita a preparação do solo?
Simultaneamente o espaço foi limitado por uma cerca de arame para proteger as culturas e o espaço de modo a não ser evadido e destruído.
Na fase de crescimento e manutenção das ervas daninhas foi mais trabalhoso e exigiu mais trabalho, pois no período de inverno as plantas tiveram um crescimento lento devido às condições meteorológicas pouco favoráveis.
Todo as tarefas foram realizadas sempre em conjunto com os alunos e supervisionadas pelo professor Júlio.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
A compostagem utilizada é feita de restos de vegetais e frutas acumuladas num compostor.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
4,5 kg de cebola roxa;
12 kg de curgete;
5 kg de alface;
3 kg de couves;
Ainda não conseguimos quantificar exatamente quantos kg de abóbora e batata doce iremos apanhar pois estas 2 plantações ainda não foram colhidas, mas prevemos apanhar 10 a 15 kg de abóbora e 2 a 3 kg de batata doce aproximadamente.
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Na primavera, sempre que foi necessário foi utilizada a água da rede e alguma água recolhida da chuva.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Essa informação foi recolhida semanalmente uma vez que o professor Júlio tem um horário que permite ter um acompanhamento permanente da nossa horta biológica.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Posteriormente os alunos foram visualizar o início dos trabalhos e a planificação do espaço.
Mais tarde, já em fase de crescimento, os alunos foram identificar as culturas presentes na horta e colocaram diversas questões sobre as plantas durante uma saída de campo realizada.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: