Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Escola Básica de Góis (Góis)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Mais de 3 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

50 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Geografia, Fisico-Química

3.3. N.º de alunos envolvidos:

20

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A plantação de sementes/bolbos representou para os alunos envolvidos uma experiência única, através do contacto direto com o solo e com o comércio local, uma vez que, antecipadamente, houve uma visita à feira para compra das espécies que se pretendia cultivar.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A gestão é feita semanalmente, numa articulação direta entre o professor e os assistentes operacionais envolvidos, com particular enfoque no sistema de rega (tradicional). A gestão geral da horta (mobilização dos solo) é da responsabilidade do coordenador do programa contando para o efeito com a colaboração do parceiro do conselho eco-escolas, a junta de freguesia local.

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza e mobilização foi feita com recurso ao parceiro local do Conselho Eco-Escolas - Junta de Freguesia de Góis, por disporem de equipamento próprio para o efeito. Dada as dimensões da horta, esta limpeza/mobilização geral foi feita uma única vez no ano letivo. Dada as características do solo, entendeu-se não ser necessário a aplicação de fertilizantes.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é feita com regularidade, através da recolha semanal dos resíduos orgânicos produzidos na cantina escolar, havendo uma escala de serviço, através da qual, uma aluno fica responsável pela recolha dos mesmos e pela transporte e deposição no compostor, devendo sempre efetuar a mobilização do composto.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

alface, curgete, cebola, couve, couve lombarda e pimento.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

(Não aplicável: ainda não foi feita a colheita)

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Cantina escolar.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

É dada prioridade à utilização da água da chuva, sempre que possível. Em alternativa, recorre-se à agua da rede pública.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não é feita essa monitorização.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

A compostagem revelou-se uma atividade de grande interesse e capaz de mobilizar os alunos, quer pelo efeito prático do aproveitamento dos resíduos orgânicos, quer igualmente, pela consciência da importância do processo na obtenção de composto que se revela útil para a fertilização (biológica) do solo.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: