Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2024/25
Escola EBI/JI Prof. Dr. Ferrer Correia (Miranda do Corvo)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Como cultivar plantas e semear as sementes
Reconhecimento da evolução do crescimento das plantas
Utilização das plantas
Importância de fazer compostagem com os orgânicos da cantina e como utilizar o composto
Importância da utilização do estrume das galinhas
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Os alunos são sempre acompanhados pelos professores e/ou funcionárias
7. Como é feita a preparação do solo?
A fertilização foi feita com o composto feito na escola e com o estrume das galinhas
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
O que foi apanhado deve ter cerca de 3kg
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Sempre que se vai regar, mas temos plantas cultivadas que ajudam nesse combate
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Temos cozinheiro na escola que utiliza as couves para confeção de sopas
Os alunos sabem disso e sentem a importância das culturas e plantas
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Aquisição de conhecimentos sobre a plantação e crescimento das culturas
Respeito pela natureza e sua valorização
Aprender a fazer e a dar valor pela compostagem
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
As galinhas comem algumas das couves plantadas
Alunos vão tirar os ovos e dão comer às galinhas
Os ovos são consumidos na escola
Estrume é utilizado nas plantações
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
Temos recolha de água da chuva para a horta
Temos compostagem
Há galinhas que comem produtos da horta e produzem estrume para a horta
15.1. Link para a página da horta: