Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Escola EBI/JI Prof. Dr. Ferrer Correia (Miranda do Corvo)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há vários anos

2. Área aproximada da horta (m²):

10

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ciências naturais

3.3. N.º de alunos envolvidos:

30

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Cuidado e respeito pela natureza
Como cultivar plantas e semear as sementes
Reconhecimento da evolução do crescimento das plantas
Utilização das plantas
Importância de fazer compostagem com os orgânicos da cantina e como utilizar o composto
Importância da utilização do estrume das galinhas

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Existe uma tabela de distribuição de tarefas pelos alunos semanalmente
Os alunos são sempre acompanhados pelos professores e/ou funcionárias

7. Como é feita a preparação do solo?

A preparação do solo foi feita retirando as ervas que lá se encontravam e depois cavando o solo.
A fertilização foi feita com o composto feito na escola e com o estrume das galinhas

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Temos um contentor de compostagem e é feito com os restos das plantas usadas na cantina

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Feijões, salsa, couves, salada, morangos, nabiças, tomate, cebolas, cravos túnicos

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Muitas plantas ainda estão em crescimento.
O que foi apanhado deve ter cerca de 3kg

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

São utilizados na cantina e na sala de aula (exº. morangos do pré-escolar)

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Com um balde retira-se a água do contentor de recolha da água da chuva

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim.
Sempre que se vai regar, mas temos plantas cultivadas que ajudam nesse combate

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

Galinhas

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Confeção de sopas: várias vezes ao ano
Temos cozinheiro na escola que utiliza as couves para confeção de sopas
Os alunos sabem disso e sentem a importância das culturas e plantas

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Aulas na horta:
Aquisição de conhecimentos sobre a plantação e crescimento das culturas
Respeito pela natureza e sua valorização
Aprender a fazer e a dar valor pela compostagem

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Galinheiro:
As galinhas comem algumas das couves plantadas
Alunos vão tirar os ovos e dão comer às galinhas
Os ovos são consumidos na escola
Estrume é utilizado nas plantações

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

A horta tem também várias árvores de fruta
Temos recolha de água da chuva para a horta
Temos compostagem
Há galinhas que comem produtos da horta e produzem estrume para a horta

15.1. Link para a página da horta: