Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Colégio Santiago (Oeiras)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

há cerca de 10 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

5 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

5

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

3.3. N.º de alunos envolvidos:

91

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

12

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Os pais que estejam disponíveis podem vir ajudar nas plantações, assim como, na manutenção da horta.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Exploração e contato com a natureza;
Melhor consciência da proveniência dos alimentos;
Acompanhamento e observação direta do crescimento dos legumes;
Consciencialização para uma alimentação saudável.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Cada sala é responsável pelo seu canteiro. Em cada canteiro, semeiam, regam, tratam e colhem.

7. Como é feita a preparação do solo?

É realizada com as crianças com a supervisão e auxílio dos adultos. Arrancam-se as ervas daninhas e colocam-se os fertilizantes.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alfaces, espinafres, moranguerios, ervas aromáticas, cebola, couves, beterraba, acelgas, tomateiros e feijoeiro.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Depois de colhidos pelas crianças, são utilizados para confeccionar na escola.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Cada sala é responsável pela rega da sua horta, uma ou duas vezes por dia ou sempre que se justifique, com o cuidado de não o fazer nas horas de maior calor.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

A avó e o pai de um menino veio ajudar a plantar alguns legumes na horta e fizeram uma breve explicação da constituição das plantas e o processo de crescimento das mesmas.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

As crianças foram apanhar morangos à horta, mas tiveram que perceber quais os que já estavam bons para apanhar. Simultaneamente puderam observar as diferentes fazes do crescimento do morango, desde a flor ao fruto.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: