Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Jardim de Infância da Pampilhosa (Mealhada)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

15 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

44

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Todas as áreas e domínios de conteúdo, de forma transversal.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

31

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

3

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Dando plantas e sementes e aconselhando.
De acordo com o planeamento, por convite de adultos ou crianças ou por sua iniciativa e sugestão acordada.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

- Pela responsabilização pelas tarefas a desenvolver (ex. rega, arranca de plantas invasoras e/ou daninhas).
- Pelas informações e aprendizagens que transmitem às famílias.
- Apesar das dificuldades crescentes das famílias em dispor de tempo, pelo envolvimento e participação das crianças, e famílias.
- Pelas observações de vizinhos.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

De acordo com as necessidades e planeamento. Cada vez mais , tendo em conta os constrangimentos das variações do tempo atmosférico.
Envolve a Junta de Freguesia e o Centro de Interpretação Ambiental,
As grandes tarefas envolvem todas as crianças e adultos e os elementos, possíveis, das famílias.
A manutenção é feita por pequenos grupos, em sistema rotativo, "liderado" pelos responsáveis diários de cada grupo.

7. Como é feita a preparação do solo?

- O fornecimento de terra é feito pela Junta de Freguesia de Pampilhosa;
- A cava é pelas famílias e pessoal;
- A eliminação manual das invasoras pelas crianças e adultos;
- A fertilização é feita composto, resultante da compostagem.
- O Centro de Interpretação Ambiental fornece alguma matéria seca da floresta, para o Composto.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Essencialmente com:
- Folhas secas das nossas árvores;
-Matéria seca
- Cascas de fruta do almoços e reforço alimentar.
- Alguns restos de folhas e plantas velhas.
- Outros.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Brócolos + couve; cebola + beterraba +cenoura; alho +cenoura; alface +alho francês; milho +feijão.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

As culturas feitas destinam-se essencialmente à aprendizagem ("semear, plantar, cuidar, observar para aprender"), pelo que, em alguns casos, são feitas em muito pequenas quantidades.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

- Para consumo próprio.
- Para vender em "feirinha" no Jardim de infância ou mercadinho de Pampilhosa.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Faz-se a avaliação estado do solo e das plantas, ajustando-se as regas conforme o tempo atmosférico.
Rega-se quando está menos calor.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim. Semanalmente, através da observação direta.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Piolho nas faveiras.
Com pulverizador feito com água e sabão azul ou detergente da louça.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Plantação.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Etiquetagem das culturas e plantas.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Procura e retirada dos caracóis da horta.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

- Recurso para se trabalhar múltiplas competências de todas as áreas e domínios, nomeadamente: matemática; LOAE; educação artística; etc.
- Meio das crianças contactarem com a natureza, manipulando a terra e tudo o que a horta proporciona.
- Meio de sensibilizar as famílias para os benefícios de atividades de manipulação de elementos naturais, da experimentação como meio privilegiado de aprendizagem.

15.1. Link para a página da horta: