Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Escola Básica da Cruz de Pau (Seixal)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

3 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

50 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ciências Naturais e Educação Tecnológica

3.3. N.º de alunos envolvidos:

15

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias podem adquirir alguns produtos produzidos na horta.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

- Conhecimento das plantas.
- Conhecimento da agricultura biológica.
- Conhecimento da compostagem.
- Apreço pela produção dos alimentos.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Horário definido no início do ano letivo.

7. Como é feita a preparação do solo?

- Preparação solo / cavar manual e com motoenxada
- Semear e plantar
- Adubar com composto orgânico
- Mondar e regar
- Colheita

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

- Resíduos vegetais que os prof.s trazem de casa.
- Resíduos vegetais provenientes da monda.
- Borras de café trazidas do bar da Escola.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alfaces, couves galegas, couves de Bruxelas, cebolas, cenouras, tomate, favas, hortelã, ananás, morangos, figos e laranjas.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Variada.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Vendidos na Escola.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Horário definido no início do ano escolar.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

De modo manual.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Lagartas.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Sempre que os alunos participam em atividades na horta.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Os alunos construíram um espantalho.

15.1. Link para a página da horta: