Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

EB 2,3 de Ribeira de Pena (Ribeira de Pena)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Criada este ano Lectivo

2. Área aproximada da horta (m²):

50

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

4

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

TIC, Matemática, EV

3.3. N.º de alunos envolvidos:

16

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Cativar o gosto pelo campo, horta e também na produção de alimentos biológicos.
Compreensão da relação da horta como consumo sustentável, alimentação saudável e qualidade de vida.
Manifestação de atitudes de respeito, de solidariedade, cooperação entre grupos e de responsabilidade.
Estabelecer relações entre presente e passado na comunidade associando a objetos situações de vida e praticas culturais.
Saber colocar questões ambientais existentes na zona geográfica do agrupamento relacionados com a água, energia, resíduos, solos e ar.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

É realizada manutenção e cultivo nos tempos livres dos alunos e professores envolvidos.
Quanto à distribuição de tarefas, as mesmas estão distribuídas por 4 grupos que são: Brigada de limpeza, cultivadores, construtores e os tutores (canteiros).

7. Como é feita a preparação do solo?

Criada uma caixa de compostagem pelos alunos com materiais reaproveitados que é alimentada pela recolha de ervas daninhas, ervas secas, frutos das árvores e resíduos biológicos provenientes da cantina escolar.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

erva recolhidas do recinto escolar, folhas secas e resíduos biológicos provenientes da cantina escolar.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

A consociação do cultivo ainda está a ser programada.
As plantas serão provenientes do viveiro de plantas do interior da casa da árvore e doação de sementes/plantas

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Ainda na fase inicial, sem produção atualmente.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

programado: distribuição pela comunidade escolar.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Feita através de regador manual.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

programado: criação de ninhos para pássaros consumidores de insetos.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Devido ao mau tempo, apareceram bastantes ervas.
Resolução: retirar ervas e cuidar do solo ao nível de lixo.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

programado: Workshop de Plantação

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

sessões de resolução de conflitos "Raíz da Questão"

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Almanaque "Mãos na Terra"

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Foi necessário a criação de uma estufa mais resistente e um local para compostagem

15.1. Link para a página da horta: