Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Escola Básica Infanta Dona Mafalda (Gondomar)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

3anos.

2. Área aproximada da horta (m²):

Maior do que 400m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

4

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ciências da Natureza (2º ciclo) e Ciências Naturais (3º Ciclo)

3.3. N.º de alunos envolvidos:

50

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

As crianças descobrem as origens e a sazonalidade dos alimentos e podem apreciar os aromas e os sabores dos alimentos produzidos.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

As turmas fazem a sementeira e a plantação e de tempos a tempos vão removendo as plantas daninhas. Os funcionários ajudam na rega e também na remoção das plantas daninhas.

7. Como é feita a preparação do solo?

Utiliza-se fertilizante para agricultura biológica. A mobilização do solo é feita por maquina agricola que vem à escola.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Com borras de café e com os produtos da horta.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alfaces
Ervilhas
Feijão
Favas
Cebolas
Batata doce
Abóboras
Batata
Framboesas

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Não foi contabilizado

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Bar da escola
Atividades da Escola.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Manual

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, utilizando-se produtos naturais para prevenir as pragas e doenças.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

As aulas na horta biológica da escola promoveram a aprendizagem ativa e o respeito pela natureza.
Os alunos desenvolveram valores como a responsabilidade e o trabalho em equipa.
Aprenderam sobre alimentação saudável, sustentabilidade e ciclos naturais.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: