Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Escola EB Luísa Todi (Setúbal)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

9 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

9 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

01

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Cidadania e Desenvolvimento

3.3. N.º de alunos envolvidos:

20

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Uma vez por semana

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A horta surgiu da articulação do Projeto Eco-Escolas (alunos Brigadas Verdes) e da Biblioteca Escolar Teresa Calçada (alunos monitores), há 9 anos atrás.
Alguns alunos oferecem os seus préstimos executando tarefas pois param na hora de aula e ficam surpreendidos e mostram vontade em ajudar.
Na horta, os alunos podem observar e experenciar tudo o que a ela diz respeito (preparação da terra, sementeiras, crescimento, colheitas, regas, compostagem...). Havendo alunos que vivem no campo e a maioria na cidade, trata-se de um espaço de valorização de saberes e troca de experiências.
O impacto tem sido grande e os alunos consideram a horta como sua. Procuram, regularmente, o funcionário Sr. Paulo e a professora para executarem as tarefas.

A altura da recolha de produtos é muito valorizada pelos alunos e professores. Toda a comunidade educativa dá valor à horta e considera que devia crescer em tamanho. Assim, este ano cresceu com a ajuda de um funcionário que reaproveitando paletes, as colocou com os alunos em bordadura onde se penduram os vasos. Estes preparados pelos alunos (garrafões e garrafas de água) e outros oferecidos para serem reutilizados.
A horta é um espaço vivo e constitui uma oportunidade de valorizar e demonstrar métodos, técnicas e culturas tradicionais da região.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

No início do ano letivo, fez-se uma reunião com respetiva visita ao espaço da horta, entre a professora, a turma, e o senhor Paula, funcionário da escola. Dessa reunião, fez-se um levantamento das principais tarefas a realizar tendo-se feito uma avaliação dos aspetos positivos e negativos. Planeou-se o trabalho a desenvolver no ano letivo e como desenvolver o trabalho no espaço da horta. Quanto á repartição das tarefas, semanalmente, os grupos de trabalho vão rodando, de modo a dar a oportunidade de todos os alunos experimentarem o trabalho a realizar na terra.

7. Como é feita a preparação do solo?

Ao longo do ano letivo, com a utilização de utensílios tradicionais e simples, os alunos procederam à limpeza: arrancaram as ervas daninhas, arrancaram as plantas velhas, cortaram folhas velhas e podaram outras. Cavaram o solo, fertilizaram-no com borras de café, cinza, cascas de ovos (que trouxeram de casa) Como se trata de um canteiro pequeno foi fácil cavar a terra mesmo com pequenos sachos. Utilizaram a tesoura da poda, o ancinho, um pequeno semeador, luvas e máscara.
Colocou-se um garrafão e um balde para a recolha da água das chuvas.

As regas foram sempre efetuadas nas horas mais favoráveis evitando desperdícios.

Nos meses oportunos, seguindo o calendário da horta, fizeram-se as sementeiras, sempre que possível, consociadas.

Sempre que necessário foram feitas reuniões.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Seguindo o calendário da horta, os alunos decidiram continuar a apostar, sobretudo, em ervas aromáticas e hortícolas da região, próprias de outono/inverno e de primavera/verão.
Da horta fazem parte variadas aromáticas: coentros, chá príncipe, salsa, alfazema, rosmaninho, tomilho, poejo e vários tipos de hortelã. Plantaram-se, também: espinafres, alho francês, alfaces de vários tipos, funcho, tomate, piri- piri, couves e o feijão. Estes últimos são comidos pelos alunos e pelos melros, logo que ficam vermelhinhos.
Plantámos o alecrim e a alfazema porque repelem pragas e atraem insetos polinizadores. Gostamos de ver, na nossa horta, as abelhas.

Fizemos a consociação de: couves/tomate; alecrim/alface e salsa/ alface.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Foram vendidas várias caixas de produtos.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Alguns foram doados à comunidade escola.

Outros, foram vendidos.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Fez-se uso da água da escola.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Visita de estudo à Courela dos Pegos Bio.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta:

https://www.instagram.com/p/DKE_ovNCfMg/?igsh=eHlvNXB0aWlhbjgx