Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2024/25
Escola EB Luísa Todi (Setúbal)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Alguns alunos oferecem os seus préstimos executando tarefas pois param na hora de aula e ficam surpreendidos e mostram vontade em ajudar.
Na horta, os alunos podem observar e experenciar tudo o que a ela diz respeito (preparação da terra, sementeiras, crescimento, colheitas, regas, compostagem...). Havendo alunos que vivem no campo e a maioria na cidade, trata-se de um espaço de valorização de saberes e troca de experiências.
O impacto tem sido grande e os alunos consideram a horta como sua. Procuram, regularmente, o funcionário Sr. Paulo e a professora para executarem as tarefas.
A altura da recolha de produtos é muito valorizada pelos alunos e professores. Toda a comunidade educativa dá valor à horta e considera que devia crescer em tamanho. Assim, este ano cresceu com a ajuda de um funcionário que reaproveitando paletes, as colocou com os alunos em bordadura onde se penduram os vasos. Estes preparados pelos alunos (garrafões e garrafas de água) e outros oferecidos para serem reutilizados.
A horta é um espaço vivo e constitui uma oportunidade de valorizar e demonstrar métodos, técnicas e culturas tradicionais da região.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
7. Como é feita a preparação do solo?
Colocou-se um garrafão e um balde para a recolha da água das chuvas.
As regas foram sempre efetuadas nas horas mais favoráveis evitando desperdícios.
Nos meses oportunos, seguindo o calendário da horta, fizeram-se as sementeiras, sempre que possível, consociadas.
Sempre que necessário foram feitas reuniões.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Da horta fazem parte variadas aromáticas: coentros, chá príncipe, salsa, alfazema, rosmaninho, tomilho, poejo e vários tipos de hortelã. Plantaram-se, também: espinafres, alho francês, alfaces de vários tipos, funcho, tomate, piri- piri, couves e o feijão. Estes últimos são comidos pelos alunos e pelos melros, logo que ficam vermelhinhos.
Plantámos o alecrim e a alfazema porque repelem pragas e atraem insetos polinizadores. Gostamos de ver, na nossa horta, as abelhas.
Fizemos a consociação de: couves/tomate; alecrim/alface e salsa/ alface.
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
Outros, foram vendidos.
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: