Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Escola EB 2,3 de Sande (Marco de Canaveses)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A horta existe na escola à seis anos, neste local à dois anos e foram colocadas caixas de forma a melhorar o local e a quantidade de produtos.

2. Área aproximada da horta (m²):

60 m

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ciências Naturais e PIEF ( produção agrícola)

3.3. N.º de alunos envolvidos:

36

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

uma vez por período.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A horta na escola possibilitou e contribui para o desenvolvimento sustentável;
os alunos perceberam e compreenderam que os alimentos necessitam de ser cuidados;
Contribuiu para o aumento da qualidade de vida da comunidade escolar e para o crescimento da biodiversidade;
Foi uma oportunidade de socialização e promoção da sustentabilidade.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é realizada por um grupo de 10 alunos que se disponibilizaram para realizar algumas tarefas;
Alunos da turma PIEF da escola que em conjunto com a professora da área técnica realizam várias tarefas na horta;
Duas funcionárias que nas pausa letivas ajudam na manutenção;

7. Como é feita a preparação do solo?

Limpeza e mobilização é feita manualmente com o auxilio de ferramentas, (enxada, piquereta, ancinho);
A fertilização do solo é realizada com a compostagem e também utilizamos água onde maçaremos urtigas e cascas de bananas e cascas de ovo moídas.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Sim com lixo orgânico da cantina, folhas que recolhemos das árvores caducas no outono. e os detritos orgânicos recolhidos na horta.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

No outono inverno tentamos conciliar o alho com a ervilha, Favas com brássicas ( repolho e bróculos) e colocamos vários pés de oregãos na horta.
Temos um pequeno espaço de aromáticas perto da horta: Salsa, poejos, alecrim, lúcia lima e cidreira.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Repolho- 6 Kg
Alface- 7 Kg
Cebolas- 5 Kg
Ervilha de quebrar- 2 Kg
Favas - 6 Kg
Ervilhas de grão- 2 Kg

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Alguns produtos foram vendidos à comunidade escolar e outros foram utilizados na cantina de escola.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Este ano letivo, durante a época de outono inverno com foi uma ano chuvoso, não foi muito necessário realizar muitas regas.
Utilizamos a água da recolha das chuvas e a água da rede pública.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

É realizada a observação das cultura semanalmente no tempo das actividades letivas;:

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Tivemos um ataque de piolhos nas favas;
Fizemos um Macerado de Alho –
Preparação: Esmagamos os dentes de alho, misturamos com o litro de água e deixei macerar durante 24 horas. Depois fervemos a mistura por durante minutos. Deixei esfriar e coei o líquido. Modo de aplicação: pulverizar as plantas afetadas uma vez por dia durante 5 dias.
também tivemos ataques de caracóis nas alfaces e foi utilizado sal. no seu combate.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Feira na escola, no São Martinho realiza-se na escola a feira de São Martinho.
Com pordutos produzidos na horta, como nabiças e abóboras (do ano letivo anterior) e alguns produtos que foram produzidos pelos familiares dos aluno conseguimos realizar uma banca da turma PIEF.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Confecção de sopas com produtos na horta
Os legumes utilizados da horta foram repolho e alho françes.
Um grupo de alunas que costuma participar na horta recolhemos o repolho,alho françes, preparamos, lavamos e com a ajuda da professora confeccionamos a sopa.
A sopa também levou feijão branco, batata, cenoura e abóbora.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Aulas na horta, foram realizadas várias aulas na horta, principalmente com alunos do PIEF, sementeiras, colheita de alguns produtos da horta e manutenção da mesma.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Junto da horta foi colocado um hotel de insectos, de forma a aumentar os predadores das pragas e os polinizadores.
Também existe um canteiro de plantas aromáticas, salsa, tomilho, Lúcia lima, Poejo, Oregãos.

15.1. Link para a página da horta: