Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Escola EB 2,3 General Humberto Delgado (Loures)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

3 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

menos de 50 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

4

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ciências Naturais, AM, Educação Especial

3.3. N.º de alunos envolvidos:

20

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

0

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Em algumas aulas levamos os alunos para preparar o terreno, plantar ou semear e depois colher. A manutenção é feita por poucos alunos e pelo professor.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os alunos adoram ir à horta, contudo fora do horário sentem-se pouco entusiasmados.
O cultivo das favas, permitiu que a professora de ciência naturais desse algumas aulas sobre o fruto, folha, e outros conteúdos lecionados no 5ºano. A professora de ciências também utilizou esta atividade para explicar a influência dos fatores abióticos no crescimento das diferentes espécies como as relações bióticas estabelecidas entre vários seres vivos, como é o caso do caracol que é um predador feroz da couve e favas.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção é feita principalmente pelos professores e alguns alguns alunos.

7. Como é feita a preparação do solo?

Retiramos as ervas com uma enxada e colocámos fertilizante natural. Não utilizamos máquinas na terra, é tudo feito manualmente.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Couves (poucos)
Brócolos (poucos)
Batatas (poucas)
Favas

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

5 kg

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

As favas foram vendidas e deram 8 euros, que foram utilizados para comprar mais sementes.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Muito difícil, temos que ligar uma mangueira à uma sala para termos água.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Caracóis que foram retirados manualmente.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: