Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Escola Básica Vasco Santana (Odivelas)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A hortinha existe aproximadamente sete anos.

2. Área aproximada da horta (m²):

A área aproximada da horta é de 7 m2.

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

4 professores

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

As disciplinas que mais participam na dinâmica da horta são as atividades desenvolvidas no âmbito da Unidade de Apoio Especializado, parte integrante do Centro de Apoio à Aprendizagem (CAA).

3.3. N.º de alunos envolvidos:

6

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Sempre que possível, as famílias são envolvidas na horta através da partilha de sementes, com uma frequência variável.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

No nosso contexto escolar, a horta desempenha um papel fundamental na educação integral dos alunos, sobretudo com necessidades específicas, no âmbito da Unidade de Apoio Especializado (UAE). O contacto direto com a terra e o processo de cultivo despertam a curiosidade e o interesse dos alunos e , no geral, da comunidade escolar.
Através da horta, os alunos abordam vários conceitos relativos à alimentação saudável, ao meio ambiente e à sustentabilidade, permitindo desenvolver competências relativas ao português e à matemática de caráter funcional, no âmbito da Unidade de Apoio Especializado (UAE). Os alunos realizam algumas atividades contempladas nos seus Planos Individuais de Transição (PIT), já que procedem à manutenção deste espaço, desde a plantação à colheita, com e sem supervisão do adulto, consoante a aquisição de competências de autonomia manifestadas. A partir da colheita de alguns frutos e legumes, são realizados lanches, que incluem por exemplo os tomates cherry e os morangos biológicos que fazem as delícias dos alunos. Além disso, os alunos desenvolvem competências essenciais, tais como a responsabilidade, a cooperação e o respeito pela natureza. A horta assume-se como uma ferramenta pedagógica capaz de promover o desenvolvimento integral dos alunos, com vista à formação de cidadãos conscientes e responsáveis por um futuro sustentável.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta e a distribuição de tarefas, que abrangem atividades de plantação, rega, monda e colheita, são realizadas em consonância com o horário dos alunos, docentes e assistentes operacionais envolvidos. As tarefas são designadas entre todos os alunos participantes, levando em consideração as preferências individuais e o perfil de funcionalidade de cada um.

7. Como é feita a preparação do solo?

A preparação do solo constitui uma etapa importante para o sucesso da horta. Assim, para preparar o solo, distinguem-se diferentes fases, nomeadamente: a limpeza do terreno, onde são removidas todas as ervas daninhas, pedras, galhos, deixando o terreno livre e nivelado; a aeração do solo, graças a um pequeno garfo para soltar a terra, permitindo a circulação de ar e facilitando o crescimento das raízes, removendo os torrões de terra e nivelando o terreno; a fertilização, em que é adicione matéria orgânica ao solo, como a compostagem caseira ou as borras de café; e, finalmente, a rega regular.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Procedeu-se à compostagem, colocando-se alguns excedentes, folhas secas, borras de café e cascas de ovos no compostor localizado próximo dos canteiros da horta.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Não é possível referir a referida quantidade dos produtos produzidos, pois não procedemos à pesagem dos mesmos.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os produtos são consumidos pelos alunos, integrando os mesmos em águas aromáticas e em lanches de convívio.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A recolha da água da chuva é feita, sempre que possível, através da reutilização de garrafões de plástico, colocados estrategicamente em alguns locais da escola. A rega é realizada alternadamente pelos alunos, com ou sem supervisão do adulto, consoante o perfil de funcionalidade, tornando-se uma rotina integrada nas tarefas a realizar diariamente.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Até ao momento, não foi necessário.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Nesta primeira fase, procedeu-se à preparação do solo, sendo uma etapa importante para o sucesso do cultivo das plantas hortícolas a semear/plantar posteriormente.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Nesta segunda fase, foram plantadas várias plantas hortícolas e ornamentais, uma vez que as intempéries que se fizeram sentir na região de Lisboa provocaram a perda total das culturas inicialmente instaladas.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Na terceira fase, procedeu-se à manutenção das culturas transplantadas na fase anterior. Os alunos, com supervisão dos docentes e assistentes operacionais, regaram, mondaram e retiraram folhas secas (provenientes das árvores circundantes) que existiam na nossa pequena horta. Esta foi reconstruída após as intempéries que assolaram o distrito de Lisboa em março e abril.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

De referir, que foi realizada uma nova horta, com a parceria da docente de Educação Visual e Educação Tecnológica de algumas turmas do 6.º ano de escolaridade.

15.1. Link para a página da horta:

Blog da Educação Especial