Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Escola EB 2,3 Prof. Mendes dos Remédios de Nisa (Nisa)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Foi iniciada este ano letivo.

2. Área aproximada da horta (m²):

25

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

8

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do Meio, Português, Matemática e Educação Artística - 1º ciclo

3.3. N.º de alunos envolvidos:

145

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Doando sementes.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Alertar para consumo de alimentos biológicos e o empenho massivo da participação dos envolvidos.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Foi criado um calendário para efetuar a rega, com a participação de todas as turmas do 1º ciclo e pela professora responsável.

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza e a mobilização fez-se com recurso aos colaboradores da Junta de Freguesia, à professora responsável e aos alunos.
Não se realizou a fertilização.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Com as ervas das mondas.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alface; alho francês; repolhos; couves e morangueiros.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

48 morangueiros
24 alfaces
48 alho francês
24 couves
24 repolhos

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Ainda não está definido.
Quanto aos morangos, os alunos vão comendo à medida que estão maduros.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Nesta fase, início da criação da horta, a rega faz-se com recurso a mangueira e regador.
Cada turma é responsável por uma rega semanal.
Está prevista a construção de um charco e rega gota a gota quando a horta estiver totalmente concluída.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, manualmente, sempre que aparecem pragas.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Lesmas e caracóis.
Foram retiradas manualmente.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

1 aula por turma, duas vezes.
Primeira aula - análise do terreno antes de ser intervencionado.
Segunda aula - No decorrer da plantação foram sendo fornecidas as informações sobre esta atividade.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

A horta não está totalmente concluída devido às condições climatéricas adversas que comprometeram o plantio na época apropriada.

15.1. Link para a página da horta: