Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Escola EB 2,3 Santa Clara (Évora)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Cerca de 2 anos. O espaço é diminuto e em canteiro construídos para o efeito.

2. Área aproximada da horta (m²):

Cerca de 1m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

2 (CN e ET)

3.3. N.º de alunos envolvidos:

5 a 10

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Para cedência de sementes ou plantas.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Conhecimento e acompanhamento do crescimento de espécies de plantas aromáticas (hortelã, salsa, coentros, manjerona), vegetais folhosos para salada, batata, couve.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Semanal, à segunda-feira.

7. Como é feita a preparação do solo?

Em Janeiro/Fevereiro limpeza de daninhas, mobilização e plantação/sementeira.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Restos de vegetais da cozinha ou dispensados pelas famílias. Folhas das poucas árvores da escola.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Aromáticas (hortelã, salsa, coentros, manjerona), vegetais folhosos para salada, batata, couve.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Pequenas quantidades apenas para observação do crescimento.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Alguns são utilizados na cozinha da escola, outros são disponibilizados à comunidade escolar.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Semanalmente a equipa definida procede à rega, quando necessário.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, por observação direta e de forma manual.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Aula de observação do processo de tratamento da terra e sementeira. Outras aulas para manutenção e observação da germinação e crescimento. Aula para colheita.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Existem mesas e bancos para zona de convívio entre a comunidade criando um espaço verde na escola

15.1. Link para a página da horta:

https://www.facebook.com/maltinha.stclara/posts/pfbid0383dK7SVZYv6qxxdfBbjPMjb6jyLwacXUSVZGu1SeHcDHtjFqegp8J4ZwMhpcEU1xl