Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Escola Secundária de Pinhal do Rei (Marinha Grande)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Quase todos os anos elaboramos uma horta

2. Área aproximada da horta (m²):

10 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

CN e FQ

3.3. N.º de alunos envolvidos:

20

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

- Os alunos aprendem na prática sobre sustentabilidade e preservação do meio ambiente.
- Aprenderam o processo da compostagem.
- Desenvolvem hábitos mais saudáveis.
- Cuidar da horta exige um compromisso e responsabilidade.
- Incentiva ao consumo de alimentos naturais e frescos, cultivados por eles mesmos.
- Trabalho em grupo.
-

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Semanalmente dois alunos recolhiam o material orgânico na cozinha para colocar no compostor.
Em horário da turma dois ou três alunos passavam na horta para regar e observar o estado da mesma.

7. Como é feita a preparação do solo?

A terra foi fornecida por um pai, os alunos colocaram a terra nos garrafões.No inicio não havia material do compostor foi adicionado fertilizante de compra, mais tarde a terra foi adubada com material retirado do compostor

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

cascas de batata e cenoura e materiais castanhos que se encontram perto do compostor, folhas

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

1,5 kg (alfaces, salsa, coentros e espinafres)

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Foi simulado um mercadinho, depois no final os produtos foram distribuídos pelos alunos e professores.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega era realizada com água da rede pública

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Semanalmente um grupo de alunos iam verificar o estado da horta.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Elaboração de panfletos com os beneficios das frutas e horticulas. Os panfletos foram distribuídos pela comunidade, nomeadamente no mercado Municipal.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Palestra com uma nutricionista e elaboração de cartazes que foram expostos com a composição nutricional de alguns alimentos.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Sessão informativa sobre o processo da compostagem

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: