Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Escola Básica Vale Aveiras (Azambuja)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Mais de 10anos

2. Área aproximada da horta (m²):

50

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

5

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do meio e Ciências Naturais, Educação Especial

3.3. N.º de alunos envolvidos:

52

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

3

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os alunos envolvem-se efetivamente na manutenção da horta, no sucesso das suas culturas e na venda dos produtos. A divulgação dos produtos da horta junto da comunidade através da venda, tem despertado a curiosidade e entusiasmo de alguns familiares que manifestaram interesse em participar na actividade no próximo na lectivo

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é realizada pelas turmas responsáveis (horta vertical alunos do 1ºA e 4ºA; horta do vale do brejo – alunos do 3º e 4º anos e horta/estufa – alunos do Centro de Apoio à Aprendizagem). Os professores envolvidos promovem semanalmente atividades de organização e manutenção da horta. No caso da horta vertical, os trabalhos iniciaram-se com a construção dos canteiros através da reutilização de plásticos/recipientes. A manutenção consistiu na limpeza inicial do espaço, definição dos canteiros e das culturas. Semanalmente era realizada a monitorização com o caderno da horta.

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza e preparação do terreno foi manualmente. Professores e alunos começaram por para cavar e revirar o terreno, montagem dos camalhões pelos alunos, monda e rega feita pelos alunos. Para a rega foi feita recolha de água em bidons.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

O compostor encontra-se danificado, esperamos que até ao final do ano letivo esta situação seja ultrapassada

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alface, tomate, rabanetes, morangos, favas e agriões.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Aproximadamente 20 Kg, mas até ao final do ano lectivo, prevemos um aumento de 25% nas quantidades produzidas até ao momento.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os produtos da horta são vendidos à comunidade educativa, nomeadamente no “Mercadinho na Escola”, bem como para a confeção de doces (tomate) pelos alunos do Centro de Apoio Aprendizagem que posteriormente foram vendidos à comunidade.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é realizada com recurso a regadores, utilizando sempre que possível a água armazenada nos bidons de recolha.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

A monitorização é feita semanalmente através de observação direta e do caderno da horta.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

A venda de produtos no “Mercadinho na Escola”, atividade aberta a toda a comunidade, alunos, professores encarregados de educação e assistentes operacionais. Os alunos participaram ativamente dinamizando a banca de venda dos produtos com o auxilio dos professores e encarregados de educação.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Criação da horta vertical foi uma atividade que consistiu num cenário de aprendizagem fora do contexto de sala de aula, permitindo aos alunos “colocar mãos à obra” e aprender fazendo.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: