saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Mais de 10anos
2. Área aproximada da horta (m²):
50
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
5
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
Estudo do meio e Ciências Naturais, Educação Especial
3.3. N.º de alunos envolvidos:
52
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
3
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Os alunos envolvem-se efetivamente na manutenção da horta, no sucesso das suas culturas e na venda dos produtos. A divulgação dos produtos da horta junto da comunidade através da venda, tem despertado a curiosidade e entusiasmo de alguns familiares que manifestaram interesse em participar na actividade no próximo na lectivo
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A manutenção da horta é realizada pelas turmas responsáveis (horta vertical alunos do 1ºA e 4ºA; horta do vale do brejo – alunos do 3º e 4º anos e horta/estufa – alunos do Centro de Apoio à Aprendizagem). Os professores envolvidos promovem semanalmente atividades de organização e manutenção da horta. No caso da horta vertical, os trabalhos iniciaram-se com a construção dos canteiros através da reutilização de plásticos/recipientes. A manutenção consistiu na limpeza inicial do espaço, definição dos canteiros e das culturas. Semanalmente era realizada a monitorização com o caderno da horta.
7. Como é feita a preparação do solo?
A limpeza e preparação do terreno foi manualmente. Professores e alunos começaram por para cavar e revirar o terreno, montagem dos camalhões pelos alunos, monda e rega feita pelos alunos. Para a rega foi feita recolha de água em bidons.
8.1. Se sim, como e com que materiais?
O compostor encontra-se danificado, esperamos que até ao final do ano letivo esta situação seja ultrapassada
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Alface, tomate, rabanetes, morangos, favas e agriões.
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
Aproximadamente 20 Kg, mas até ao final do ano lectivo, prevemos um aumento de 25% nas quantidades produzidas até ao momento.
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
Os produtos da horta são vendidos à comunidade educativa, nomeadamente no “Mercadinho na Escola”, bem como para a confeção de doces (tomate) pelos alunos do Centro de Apoio Aprendizagem que posteriormente foram vendidos à comunidade.
10. Apresentar um desenho/croqui da horta:
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
A rega é realizada com recurso a regadores, utilizando sempre que possível a água armazenada nos bidons de recolha.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
A monitorização é feita semanalmente através de observação direta e do caderno da horta.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
A venda de produtos no “Mercadinho na Escola”, atividade aberta a toda a comunidade, alunos, professores encarregados de educação e assistentes operacionais. Os alunos participaram ativamente dinamizando a banca de venda dos produtos com o auxilio dos professores e encarregados de educação.
Atividade 2:
Descrição:
Criação da horta vertical foi uma atividade que consistiu num cenário de aprendizagem fora do contexto de sala de aula, permitindo aos alunos “colocar mãos à obra” e aprender fazendo.
Atividade 3:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: