Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Externato de Penafirme (Torres Vedras)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

4

2. Área aproximada da horta (m²):

50

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ciências Naturais, Físico-Químicas e Geografia

3.3. N.º de alunos envolvidos:

26

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Este projeto permitiu aos alunos adquirirem métodos de trabalho e de organização.
Na comunidade este projeto, com a entrega dos produtos da horta ao refeitório, tem um efeito sensibilizador para o consumo e produção de produtos de origem biológica.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Foi escolhida uma turma do 8ºano de acordo com as orientações do conselho de turma.
Todos os alunos tiveram que executar todas as funções inerentes à pratíca agrícola.
Este trabalho foi desenvolvido na disciplina de Ciências Naturais através de um projeto interdisciplinar.
Com participação de todas as disciplinas do conselho de turma.

7. Como é feita a preparação do solo?

Nos primeiros dias de Setembro uma máquina realizar a remobilização do terreno.
Em Outubro os alunos começam a preparar o terreno para a aplicação de culturas e aplicação do composto criado nos nossos compostores
Nos meses seguintes é a plantação e manutenção das culturas.
Em janeiro começa a recolhas de algumas culturas.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Resto de alimentos vegetais e casca de ovo da cozinha dos cursos profissionais e também de alguma relva dos jardins.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Favas;
Tomates;
Alfaces e cebolas.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Favas cerca de 70kg
Tomates ainda evolução
Alfaces 60 unidades
Cebolas 12 Kg

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Para o refeitório do Externato de Penafirme e para uso da cozinha dos curso profissional de Cozinha e restauração da Semimfor.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

O Externato de Penafirme tem um sistema de recolha de águas que é canalizado para um charca com cerca de 19 000m3. O que permite manter todo o espaço verde da Escola.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Este projeto desenvolveu-se durante o ano letivo e todas as sextas-feiras a turma, por turnos, ia visitar a horta e realizar os trabalhos definidos na semana anterior. Os alunos demonstraram bastante interesse por este projeto e mantiveram-se motivados o ano todo. Participaram em média 26 alunos por sessão.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Entrega dos legumes colhidos foi dos momento mais interessantes a nível emocional. Os alunos entregaram o produto do seu trabalho com orgulho e brilho pelo que foi conseguido.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Atividade importante para o desenvolvimento dos alunos, em especial nesta turma, e também contribuiu para o processo ensino-aprendizagem. As aulas práticas permitem que os alunos possam desenvolver diversos tipos de competências quer sócio-motoras como cognitivas.

15.1. Link para a página da horta:

https://www.facebook.com/externatopenafirme/?locale=pt_BR