Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Jardim de Infância de Corticeiro de Cima (Cantanhede)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

este ano letivo

2. Área aproximada da horta (m²):

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

1

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Expressão plástica, matemática, conhecimento do mundo, Desenvolvimento pessoal e Social

3.3. N.º de alunos envolvidos:

19

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

3

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias são envolvidas durante todo o processo: forneceram as sementes, construíram a horta, interessam-se pelo decorrer das atividades

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

As crianças mostram-se curiosas, envolvidas e responsáveis: nas regas, no aproveitamento das águas pluviais para a rega da horta, na extração das ervas daninhas e em todo o processo de crescimento das plantas

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

As tarefas são dividas pelas crianças ao longo da semana, de modo que cada um tenha sempre algum tipo de responsabilidade no que à manutenção da pequena horta diz respeito

7. Como é feita a preparação do solo?

Apenas são retiradas as ervas daninhas à medida que vão surgindo

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Ervilhas, feijão, batatas, cenouras, alfaces e tomates

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

O Jardim de infância não dispõe de terreno para o cultivo de horta, ainda que pequena.
A horta, consiste numa construção feita pelos pais com paletes de madeira. Por isso é um espaço de cultivo reduzido mas que proporciona o cultivo de algumas plantas. São também muitos os momentos prazerosos e de descoberta que esta mini horta proporciona ao grupo de crianças.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Dos frutos que forem produzidos, serão distribuídos a cada uma das crianças, para levarem para casa, para consumo próprio.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Sempre que se verifique que a terra têm necessidade e de preferência, as regas são feitas ao inicio da manhã ou ao fim da tarde, sempre que possível com água recolhida da chuva.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Momentos de prazer, de aquisição de conhecimentos, nomeadamente sobre as necessidades das plantas, para se desenvolverem; Assumir responsabilidades em relação às necessidades das plantas da horta.

15.1. Link para a página da horta: