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questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Foi implementada no ano letivo 2021/2022, sendo este o seu quarto ano. No presente ano letivo, o Projeto da Horta Pedagógica tem por objetivo consciencializar os alunos para a importância do consumo de alimentos saudáveis de forma responsável.
2. Área aproximada da horta (m²):
40m2
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
8
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
Língua Portuguesa, Apoio à Comunidade, Saúde, Nutrição e Confeção de Refeições, Educação Física, Cidadania e Mundo Atual
3.3. N.º de alunos envolvidos:
20
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
2
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
As famílias tomam conhecimento das sementeiras e plantações da horta e, à medida que surjam colheitas, prevê-se que os alunos colham os produtos e os levem para as suas casas.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
O impacto tem sido positivo e pretende ser um apoio para os alunos da turma do Curso de Educação e Formação para Jovens de Assistente Familiar e de Apoio à Comunidade, turma 35212, melhorando os hábitos alimentares dos alunos e colmatando algumas carências de nutrientes.
Deste modo, o projeto proporciona o contacto com alimentos ricos em nutrientes e obtidos de forma biológica e permite, também, desenvolver nos alunos o espírito de entreajuda e a cooperação entre todos, promovendo assim o bem-estar e saúde. De referir, ainda, o facto de que as atividades associadas ao desenvolvimento do projeto permitem aos alunos desenvolver a empatia pelo "outro“ no sentido de tomarem consciência das suas necessidades.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Os alunos estão divididos por grupos para desempenhar as tarefas e a organização e manutenção da horta é feita semanalmente e através de um cronograma, mediante as disciplinas envolvidas no projeto.
7. Como é feita a preparação do solo?
Os alunos estão divididos em grupos e desenvolvem tarefas distintas, semanalmente. Nesse sentido, existe a limpeza da área designada para as sementeiras/plantações, com a retirada de ervas e, eventualmente, lixo que se vai acumulando. Depois, em cada área das sementeiras/plantações faz-se a fertilização com o recurso às borras de café, que são retiradas das cápsulas dos cafés consumidos, dentro da comunidade escolar, e que os alunos recolhem quinzenalmente.
8.1. Se sim, como e com que materiais?
A compostagem é feita com resíduos de jardinagem obtidos no Campus do Lumiar, por exemplo: folhas e galhos de árvores.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Dentro deste ponto, há a referir: as plantações de batatas; alfaces, ervilhas, couve-lombarda, couve- portuguesa, couve-brócolo, feijão manteiga, favas, morangos, alho-francês, cebola, espinafres, tomateiros, ervas aromáticas (salsa, coentros, hortelã, tomilho).
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
Aproximadamente 30 quilogramas.
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
Os alunos irão colher os produtos e levá-los para as suas casas para seu próprio consumo.
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Os alunos estão divididos em grupos e diariamente dirigem-se à horta pedagógica para fazer a manutenção da mesma, nomeadamente, efetuar o processo de rega, através de uma escala definida.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Sim, semanalmente.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
Praga de Lesmas. Foi combatida com a colocação à volta das plantas, de casca de ovo muito triturada, o que permitiu atrair as lesmas para o solo.
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Durante o ano letivo, foram lecionadas aulas no espaço da horta pedagógica de forma a desenvolver nos alunos o espírito de cooperação e entreajuda, a responsabilização e fomentar a consciencialização para a necessidade de serem consumidos alimentos de origem biológica.
Atividade 2:
Descrição:
Nas aulas de Apoio à Comunidade, Língua Portuguesa e Nutrição e Confeção de Refeições, os alunos aprenderam o processo de adubagem da horta através da colocação de borras de café, recolhidas dentro da comunidade escolar e com a contribuição da mesma.
Atividade 3:
Descrição:
Nas diversas aulas desenvolvidas no espaço exterior anexo à horta pedagógica, os alunos deram "asas" à sua imaginação e utilizando diversos materiais e técnicas de pintura, recuperaram as placas de identificação das sementeiras e plantações.
15. Outros aspetos de realce da horta:
O espaço da horta contempla uma pequena estufa, com plantação de morangueiros, para proteção das oscilações climatéricas.
15.1. Link para a página da horta:
www.facebook.com/share/p/16T7c5WTC2/?mibextid=wwXIfr